Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de abril de 2020

Compartilhe

 A medida atende determinação do prefeito Mario Botion

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Saúde, iniciará amanhã (2), a partir das 18h, uma ação de desinfestação e desinfecção em diversas ruas do município. Os trabalhos serão realizados com apoio de produtores rurais da cidade, que se mobilizaram para auxiliar a ação com insumos específicos para o combate ao coronavírus (Covid-19). A medida atende determinação do prefeito Mario Botion.

 Cerca de 30 produtores atuarão nesse “mutirão” e aplicarão uma solução de água com hipoclorito de sódio através de atomizadores. As áreas de atuação foram determinadas pela prefeitura, com prioridade para locais com maior circulação de pessoas, como o entorno de Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e rodoviária. Também receberão os trabalhos outras avenidas, como a Costa e Silva, polo de fabricação e vendas de joias folheadas, assim como vias de grande fluxo de pessoas e veículos.

 Outra solicitação do prefeito Mario Botion foi o auxílio da concessionária BRK Ambiental. A empresa disponibilizará toda água necessária para o andamento dos serviços. Para tanto, vários caminhões-pipa serão colocados à disposição, seja das empresas terceirizadas que prestam serviço à prefeitura ou dos veículos dos próprios produtores. A prefeitura também auxiliará no deslocamento das equipes, com apoio dos agentes de trânsito, disponibilizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

 O produto utilizado, que não é tóxico nem agressivo, foi doado pela Citrícola Lucato, que forneceu 500 litros do desinfetante utilizado no beneficiamento da laranja. Vale ressaltar que o produto que será utilizado na ação é o mesmo indicado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária para desinfestação de ambientes e contém o mesmo princípio ativo da água sanitária, porém em concentração maior para que a aplicação seja efetiva em ambiente externo.

 A ação contará, ainda, com fiscais orientando os produtores e a população durante o percurso dos equipamentos. De acordo com o diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares, é importante que as pessoas fiquem em casa no horário da ação para não interferir no andamento do trabalho. “Vale ressaltar que o atomizador, utilizado na ação, emite um ruído elevado, pois trata-se do mesmo equipamento utilizado na área rural para aplicação de defensivos agrícolas em vários tipos de cultura”, explica.

 A previsão é que a ação seja finalizada até as 22h e deve ocorrer de forma frequente até o fim da pandemia, conforme determinado pelo prefeito Mario Botion. “Outras ações de combate ao coronavírus estão em andamento no município, como a desinfestação interna das unidades de saúde através da pulverização do mesmo produto desinfetante, de forma pontual, com a utilização de bombas costais”, ressalta.

 Conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a vereadora Erika Tank apoiou a iniciativa, e aproximou o diálogo entre o poder público e os produtos rurais para que o trabalho de desinfecção fosse levado às ruas de Limeira. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários