Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de abril de 2020

Compartilhe

 A reunião ocorreu em local ventilado, mantendo a recomendação de distanciamento de mais de um metro e meio entre os participantes

 As ações da Prefeitura de Limeira para prevenir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e a atual situação da pandemia na cidade foram apresentadas à Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde, durante reunião realizada na terça-feira (31), no Paço Municipal (Edifício Prada). A reunião ocorreu em local ventilado, mantendo a recomendação de distanciamento de mais de um metro e meio entre os participantes.

 O presidente do Conselho, que também é diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, fez uma explanação sobre as principais medidas implantadas pelo município, dentre elas, a quarentena para atividades não essenciais, a destinação de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento prioritário de casos suspeitos de coronavírus e a estruturação da Unidade de Referência do Coronavírus (URC), voltado aos pacientes com quadro de saúde agravado pela doença.

 Ferrari esclareceu que o conjunto de ações preventivas é fundamentado nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. Quando à reformulação dos serviços de saúde, destacou que o objeto é evitar a sobrecarga nos hospitais.

 Também presente à reunião, a diretora de Urgência e Emergência da prefeitura, Maria Fernanda Olívio Dionizio, comunicou que a URC está em fase final de adaptação. Localizado próximo à Humanitária, o serviço terá 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), número que poderá ser expandido para 30 leitos, dependendo da necessidade do município.

 Já a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, prestou esclarecimentos sobre as linhas de atendimento nas UBSs, informando que as unidades de referência para receber os pacientes com suspeita de Covid-19 são: Nova Europa, Novo Horizonte, Boa Vista e Morro Azul.

 Também compareceram à reunião, o então diretor de Gestão Administrativa, Everton Ferreira, que atualmente é assessor de Gabinete, o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Rafael Botteon e demais integrantes do Conselho e da Comissão Executiva. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários