Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de abril de 2020

Compartilhe

 Manter água parada em casa pode gerar vários novos mosquitos silenciosamente, no período de uma semana

 O mundo está preocupado com os inúmeros impactos causados pela pandemia do novo coronavírus e todos estão se mobilizando para enfrentá-lo. No entanto, uma velha ameaça também é muito perigosa e não deve ser esquecida pela população: o mosquito Aedes aegypt.

 Causador da dengue, zika vírus e chikungunya, o popular “mosquito da dengue” continua entre nós principalmente por conta de um problema social, pois muitos não se atentam com os focos de água parada nas residências, fazendo com que os mosquitos se reproduzam dentro das casas e sua população se aumente rapidamente, causando um grande risco à todas as pessoas da cidade.

 Manter água parada em sua casa pode gerar vários novos mosquitos silenciosamente, no período de uma semana. Em sete dias, vários deles nascem se atitudes básicas não forem tomadas. Basta apenas uma pequena quantidade de água parada para que ele coloque os ovos e inicie o ciclo de reprodução.

 Mas isso não é motivo para desespero! Assim como o novo coronavírus, combater a dengue não é uma questão de pânico, mas sim de atenção especial. Como dito, o ciclo da reprodução do mosquito é de sete dias, por isso, a limpeza e atenção aos focos de água parada devem ser feitos regularmente, sempre antes de completar este período.

 O que é importante se atentar?

 – Limpeza e secagem da casa: às vezes, depois de um churrasco ou um aniversário, garrafas e copos podem ser esquecidos cheios, podendo se tornar focos de água para. Por isso, uma vez por semana, sempre fazer uma organização na casa para procurar possíveis focos;

 – Garrafas e recipientes que possam acumular água: armazená-los em ambientes secos, de cabeça para baixo;

 – Calhas de escoamento: é importante mantê-las limpas para que a água não se acumule nelas, por isso recomendam-se manutenções periódicas;

 – Vasos e plantas: manter os vasilhames embaixo dos vasos sempre limpos secos, acrescentando uma pequena quantidade de areia para não acumular água ou algumas gotas de água sanitária;

 – Caixas d’água: mantê-las sempre limpas e bem fechadas, o mesmo se vale para outros reservatórios da residência;

 – Piscinas: mantê-las sempre clorificadas, limpas e sempre que possível cobertas ou esvaziadas.

 Quais são os sintomas?

 – Dengue: febre alta (acima de 38°), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

 – Zika vírus: “vermelhidão” em todo corpo, febre baixa, conjuntivite, mialgia, dores na cabeça e nas juntas.

 – Chikungunya: Febre alta, dores intensas nas juntas (principalmente joelhos e pulsos), “vermelhidão” no corpo e olhos, dores de cabeça, náuseas e vômitos.

 A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, chama a atenção para quando sentir os sintomas é necessário procurar ajuda médica para iniciar os tratamentos. “Com o nosso teste rápido para dengue, os pacientes descobrem rapidamente se estão com alguma das doenças, tendo assim mais chances de se curar rapidamente. No entanto, vale lembrar que no atual momento, é importante procurar ajuda apenas em casos de urgência, quando sentir por mais de um dia, um ou mais sintomas, pois é importante evitar aglomerações neste período de pandemia”, disse Jordana. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários