Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de abril de 2020

Compartilhe

 As equipes aplicarão uma solução de água com hipoclorito de sódio através de atomizadores

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Saúde, deu início nesta quinta-feira (2) ao trabalho de desinfecção em áreas do município. A ação, determinada pelo prefeito Mario Botion, será realizada com apoio de cerca de 30 produtores rurais da cidade, que se mobilizaram para auxiliar a ação com insumos específicos para o combate ao coronavírus (Covid-19), após intermediação da vereadora Erika Tank.

 As equipes aplicarão uma solução de água com hipoclorito de sódio através de atomizadores. As áreas de atuação foram determinadas pela prefeitura, com prioridade para locais com maior circulação de pessoas, como o entorno de Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e rodoviária. Também receberão os trabalhos outras avenidas, como a Costa e Silva, polo de fabricação e vendas de joias folheadas, assim como vias de grande fluxo de pessoas e veículos.

 A BRK Ambiental também apoiará a ação, após solicitação da vereadora Erika Tank e do prefeito Mario Botion. A empresa disponibilizará toda a água necessária para o andamento dos serviços. Vários caminhões-pipa serão colocados à disposição, seja das empresas terceirizadas que prestam serviço à prefeitura ou dos veículos dos próprios produtores. A prefeitura também auxiliará no deslocamento das equipes, com apoio dos agentes de trânsito, disponibilizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

 O produto utilizado, que não é tóxico nem agressivo, foi doado pela Citrícola Lucato, que forneceu 500 litros do desinfetante utilizado no beneficiamento da laranja. Vale ressaltar que o produto que será utilizado na ação é o mesmo indicado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária para desinfestação de ambientes e contém o mesmo princípio ativo da água sanitária, porém em concentração maior para que a aplicação seja efetiva em ambiente externo.

 A ação contará, ainda, com fiscais orientando os produtores e a população durante o percurso dos equipamentos. De acordo com o diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares, é importante que as pessoas fiquem em casa no horário da ação para não interferir no andamento do trabalho. “Vale ressaltar que o atomizador, utilizado na ação, emite um ruído elevado, pois trata-se do mesmo equipamento utilizado na área rural para aplicação de defensivos agrícolas em vários tipos de cultura”, explica.

 A previsão é que a ação seja finalizada até as 22h e deve ocorrer de forma frequente até o fim da pandemia, conforme determinado pelo prefeito Mario Botion. “Outras ações de combate ao coronavírus estão em andamento no município, como a desinfestação interna das unidades de saúde através da pulverização do mesmo produto desinfetante, de forma pontual, com a utilização de bombas costais”, ressalta. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários