Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de abril de 2020

Compartilhe

 Cada kit terá a quantidade de alimento equivalente ao consumo da criança durante 15 dias de aula

 O prefeito Mario Botion determinou que a Secretaria de Educação prepare kits com alimentos para atender as crianças da rede municipal que ficaram sem merenda escolar em razão da quarentena. Também haverá, posteriormente, a entrega de cartões para complementação alimentar dos alunos. Ambas as medidas foram anunciadas durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (3), e dependerão da prorrogação da quarentena.

 Cada kit terá a quantidade de alimento equivalente ao consumo da criança durante 15 dias de aula. O chefe do Executivo reforçou que a medida só será efetivada se houver continuidade da quarentena determinada pelo governo estadual, que vai até a próxima terça-feira (7). Nesse caso, a distribuição dos kits deve ocorrer na quarta (8), nas próprias unidades escolares.

 Os cartões também serão voltados aos alunos da rede pública municipal, após esses 15 dias, como substituição aos kits. O valor da ajuda financeira ainda será estipulado pela prefeitura, no entanto, a ideia é suprir a necessidade da criança na mesma proporção que a merenda escolar. A exemplo dos kits, a concessão do benefício estará condicionada à manutenção da quarentena.

 Outra medida adotada pela prefeitura é a suspensão da tarifa de licença para feirantes, nos meses de abril, maio e junho. O benefício será válido tanto para aqueles que atuam nas feiras livres quanto na Feira do Produtor Rural. Botion observou que iniciativa semelhante foi destinada aos ambulantes. “Será um alívio para que esses segmentos econômicos atravessem esse período”, comentou.

 O prefeito também agradeceu o apoio de produtores rurais no trabalho de desinfecção de pontos estratégicos da cidade: entorno de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e ruas de grande movimentação. A ação teve início na quinta-feira (2) e contou com a mediação da vereadora Erika Tank. Ele observou, ainda, que a desinfecção no interior das UBSs, Terminal Urbano e Rodoviária vem sendo feita diariamente.

 Sobre os esforços para manutenção da quarentena, Botion destacou que o foco da fiscalização do comércio é a orientação. A “Força Tarefa” criada para garantir que apenas atividades essenciais tenham continuidade, já realizou 230 vistorias e emitiu 80 notificações a proprietários de estabelecimentos flagrados operando irregularmente. “Peço mais uma vez que os comerciantes entendam a gravidade do momento e respeitem o decreto estadual”, comentou.

 Botion fez apelo para que toda população compreenda a necessidade de isolamento social. Ele citou países, como a Coreia, em que a medida obteve bons resultados e conteve a propagação da doença.  “Todas as nossas ações são para preservar vidas”, enfatizou, referindo-se à importância da quarentena como estratégia para frear o ritmo de contágio e permitir que os casos graves sejam atendidos pelo sistema de saúde. (Da redação portal Notícia de Limeira)

 Imagem ilustrativa


Compartilhe

Comentários

comentários