Por: Redação NL | Publicado em 16 de outubro de 2020

Compartilhe

 Município está em 6º lugar no recorte Meio Ambiente, em que um dos quesitos analisados é o acesso ao saneamento

 Limeira atingiu a 6ª colocação no Ranking Cidades Inteligentes 2020, no recorte Meio Ambiente, realizado pela consultoria Urban Systems, que teve por objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

 Para isso, o ranking traz indicadores desenvolvidos pela consultoria para qualificar as cidades mais inteligentes e conectadas do país, com mais de 50 mil habitantes.

 O ranking é dividido em 11 eixos temáticos, tendo a qualidade de vida como eixo transversal a todos eles, e abrange praticamente todos os segmentos discutidos na concepção das cidades inteligentes.

 Dentre os eixos está o Meio Ambiente, no qual são considerados os indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos.

 Dentro deste eixo, o município de Limeira atingiu a 6º colocação.

 Limeira foi a primeira cidade do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em junho de 1995, e comemora, em 2020, a marca histórica de 25 anos da concessão com os serviços universalizados, ou seja, com 100% de cobertura de água e de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana do município.

 Um cenário bastante diferenciado na comparação com a maioria das cidades brasileiras.

 Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 6,1 milhões de domicílios brasileiros não contavam com abastecimento regular de água, isso representa cerca de 18,4 milhões de pessoas.

 A análise ainda mostra que, no período, 1,6 milhão de casas não tinham banheiro de uso exclusivo dos moradores.

 Com os serviços de saneamento concedidos à iniciativa privada, Limeira recebeu investimentos superiores a R$ 500 milhões nos últimos 25 anos.

 A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, destaca como principais avanços no período a evolução em coleta de esgoto, que saltou de 78% para 100% e, principalmente, em tratamento de esgoto, que no início da concessão era de somente 2% e hoje encontra-se universalizado (100%).

 O índice de perdas de água em Limeira também é uma referência nacional. Um dos menores do Brasil, de acordo com o Ranking do Saneamento 2020 do Instituto Trata Brasil.Tendo sido reduzido de 45, antes da concessão, para os atuais 15,5%.

 “Pelo pioneirismo histórico em saneamento no país e por seus atuais sistemas de água e esgoto, Limeira pode se orgulhar por contribuir para que o Brasil melhore seus índices de qualidade de vida e de saúde pública.

 A realidade presente aqui em Limeira é uma prova disso”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários