Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de outubro de 2020

Compartilhe

 Organização atuava na adulteração de combustível

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) e a Receita Federal realiza na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Arinna para desarticular uma organização criminosa que atua na adulteração de combustível. Ao todo, cerca de 200 policiais estão empregados para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul.

 Segundo as informações da PRF, em Limeira estaria a sede da empresa alvo dos mandados, localizada na Vila Independência. No local, as equipes apreenderam cerca de 6 mil litros de nafta, que é um produto incolor extraído do petróleo e matéria-prima básica para a produção de plástico, sob a justificativa de que o produto seria destinado à fabricação de tintas e vernizes. Porém, as investigações indicaram que esse insumo era misturado à gasolina no processo de adulteração.

 O proprietário da empresa foi detido em São Bernardo do Campo. Com o apoio da Receita Federal, as investigações chegaram à conclusão de que o grupo de criminosos sonegava tributos federais, no processo irregular de importação da nafta, e com as multas, o prejuízo causado aos cofres públicos pela organização criminosa, agora desarticulada, chegou a quase R$ 538 milhões. A Polícia Civil de Limeira prestou apoio às equipes e informou que o alvará da sede da empresa será cassado.

 De acordo com o Ministério Público, durante a investigação do esquema criminoso, observou-se que o grupo fabricava o ARLA32 utilizando-se, irregularmente, de ureia destinada à fabricação de adubos e fertilizantes, isenta de tributos normalmente cobrados da ureia automotiva mais pura. Esta mistura, além de causar mais danos ao meio ambiente pode danificar o motor do veículo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários