Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de outubro de 2020

Compartilhe

 Para fazer o exame, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima

 Mais de 250 mamografias já foram realizadas nos primeiros 20 dias do Outubro Rosa – campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama – conforme levantamento da Secretaria de Saúde. O exame é destinado gratuitamente a mulheres de 50 a 69 anos. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), do hospital Santa Casa e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 Para fazer o exame, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Não é necessário pedido médico para solicitá-lo durante a campanha, é o que informa a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Camila Rezende. “Na UBS, basta apresentar um documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Os próprios enfermeiros se encarregarão de emitir o pedido e fazer o agendamento”, esclarece. A campanha segue até 31 de dezembro.

 A diretora faz um apelo para que as mulheres compareçam aos agendamentos e que entrem em contato com a unidade frente a algum impedimento. “Até agora, registramos 22 faltas. Essas vagas poderiam ter sido ocupadas por outras mulheres”, afirma. Os exames são realizados pela Santa Casa e pelo AME.

 A mamografia (radiografia das mamas) é capaz de identificar alterações suspeitas (nódulos) antes do surgimento dos sintomas. Ela deve ser feita a cada dois anos (ou antes, de acordo com critérios médicos), pelas mulheres de 50 a 69 anos – faixa etária mais susceptível à doença. Cerca de quatro em cada cinco casos de câncer de mama ocorrem após os 50 anos.

 Paralelamente à mamografia, Camila destaca a importância do autoexame das mamas. “A indicação é fazê-lo mensalmente, de preferência cinco dias após o período menstrual.” Hábitos saudáveis, ela salienta, também podem prevenir essas ocorrências, como prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção adequada do peso, amamentação, entre outros. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários