Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 23 de junho de 2017

Compartilhe

 Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (23)

 O prefeito de Limeira Mario Botion tomou posse nesta sexta-feira (23) como comandante executivo da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia foi realizada na nova sede administrativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, localizada na via Luiz Varga. Acompanhado do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, e do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, o prefeito passou em revista pelotão da Guarda em revista. Depois recebeu a espada e o brasão da GCM. “É com grande emoção que participo desta solenidade. Hoje é impossível pensar em uma cidade como Limeira sem o trabalho da Guarda Civil Municipal. Com a instalação de todo o comando em um só local teremos mais agilidade na prestação de serviço à população. Temos também como compromisso a valorização dos agentes, por meio da capacitação profissional e da aquisição de equipamentos necessários para o trabalho”, destacou Botion.

 O vice-prefeito também recebeu a espada e o brasão da GCM sendo empossado como subcomandante executivo da corporação. “É uma honra participar desta cerimônia. Nossos agradecimentos a todos os agentes pelo comprometimento e dedicação”, disse dr. Júlio.

 Durante a cerimônia, GCMs aposentados receberam um certificado de agradecimento pelos serviços prestados à comunidade. “É gratificante receber uma homenagem como esta, nos faz lembrar dos momentos bons e de todo o trabalho feito em prol da população. Estou muito feliz e realizado”, ressaltou o GCM reformado, João Roberto Fantusi Machionni. “Fizemos uma justa homenagem àqueles que se dedicaram por mais de 30 anos à Guarda Civil de Limeira. Estamos satisfeitos em proporcionar esta homenagem”, completou o secretário Francisco Alves.

Cerimônia foi nesta manhã (23), com participação de muitos GCMs (Fotos divulgação prefeitura)

 Também estiveram presentes na cerimônia a banda da APAE/Limeira (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira) a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, os secretários André Luiz de Francesco (Educação) e Matias Razzo (Urbanismo), o Major PM Ney Pedreira Santos Júnior, do 36º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), o delegado suplente da Delegacia Seccional de Limeira, Antônio Carlos Martins, o presidente da Câmara de Limeira, José Roberto Bernardo (Zé da Mix), os vereadores Jorge de Freitas, Waguinho da santa Luzia, Mir do Lanche, Clayton Silva, Lemão da Jeová Rafá, Estevão Nogueira, a padre Felipe de Moraes Negro, entre outras autoridades.

Histórico da Guarda Civil Municipal

 A Guarda Civil Municipal foi criada pela Lei Orgânica nº 1882 de 24 de novembro de 1983. A princípio a corporação era engajada junto à Secretaria de Negócios Jurídicos e Proteção ao Patrimônio.

Em 2005 houve a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e a criação de grupamentos especializados. Hoje, a GCM conta com um efetivo de 332 servidores, que integram setores administrativo, de inteligência/muralha digital, bem como os grupamentos: Ciclístico, Operacional, Ambiental, Ronda Escolar, Romu e Defesa Civil, que realizam patrulhamento preventivo, ostensivo e ações comunitárias.

 A Defesa Civil desenvolve procedimentos de prevenção, socorro, assistência da população e recuperação de áreas, quando ameaçadas ou afetadas por fatores adversos.

 Existe convênio firmado junto ao Governo do Estado, onde permite-se que Guardas Civis Municipais trabalhem também junto a órgãos estaduais, prestando serviços junto a Delegacia Seccional de Polícia, Distrito Policiais e Corpo de Bombeiros.

 A Academia Preparatória da Guarda Civil de Limeira é referência nacional, formando profissionais de vários municípios do Estado. Atualmente a Guarda Civil Municipal de Limeira está entre as três Guardas mais atuantes do Estado São Paulo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários