Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 30 de junho de 2017

Compartilhe

 Integrantes foram recebido nesta sexta-feira (30) 

 Os 29 integrantes da nova etapa do programa Mais Médicos em Limeira foram recebidos nesta sexta-feira (30) pelo prefeito Mario Botion e o vice, Júlio C. Pereira dos Santos, o Dr. Júlio. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete e contou com a participação de vereadores, secretários municipais e outros integrantes do Executivo. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários na área de saúde.

 Botion saudou os novos profissionais e enfatizou a importância do trabalho que eles realizam desde 2014, quando o programa foi instituído no município, com a chegada de 52 médicos. “Ficamos honrados com a vinda desses novos integrantes, que saíram de seu país ou estado de origem e estão em Limeira para cuidar daquilo que é mais sagrado, a saúde da população”, frisou.

 A melhoria da saúde em Limeira, sobretudo na esfera da atenção básica foi outro ponto destacado pelo prefeito. “Os médicos que já cumpriram sua missão em Limeira deixaram uma ótima impressão pelo comprometimento e responsabilidade com que desempenharam seu trabalho”. Dos profissionais que já atuaram em Limeira, 28 já deixaram o programa.

 Botion observou, ainda, que o cuidado à saúde é uma peça fundamental para todo governo. Sob essa perspectiva, falou sobre uma das principais ações adotadas nessa gestão, a informatização da dispensação de medicamentos. Botion afirmou, ainda, que irá reunir todos os esforços para trazer ao município a faculdade de medicina, com o lançamento de um novo edital pelo Ministério da Saúde. “Com perseverança, estamos construindo um caminho diferente para a nossa cidade”, disse.

PROGRAMA
Dr. Júlio, por sua vez, cumprimentou os novos médicos e falou sobre a determinação da atual gestão em transformar o Mais Médicos em uma iniciativa cada vez mais próspera. “A Saúde deve estar a frente de qualquer governo”, frisou. Já o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, relatou que os médicos que atuam pelo programa são motivo de orgulho para o município. “Vocês passam agora a receber o carinho da população. Sucesso nos próximos três anos”, disse, referindo-se ao tempo de permanência previsto no programa.

 O médico Reniel Amigo Gonzales, que falou em mome de toda a equipe de novos integrantes do Mais Médicos, resgatou as origens do programa no Brasil, em 2013. “O programa está inserindo médicos nas áreas mais necessitadas. Nossa missão atende princípios de humanização e solidariedade. Pretendemos continuar os trabalhos realizados pelos médicos da primeira etapa do programa”, disse.
A maioria dos profissionais, 26, é originária de Cuba, outros três são brasileiros e vieram da região Norte do país. Do novo grupo, nove já atuam na rede há dois meses; 18 estão na cidade desde a semana passada e outros dois chegaram anteontem. Pelas regras do projeto, os médicos devem cumprir carga horária de 32 horas semanais nas unidades de saúde do município, além de 8 horas semanais de estudos em local a ser definido também pelo ministério. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários