Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de agosto de 2017

Compartilhe

 Palestrante falou sobre diversos assuntos

 Moradores do Jd. Morro Azul, em Limeira, participaram nesta quarta-feira (2) de uma palestra sobre “Primeiros Socorros” promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro. O tema foi abordado pela enfermeira e coordenadora da unidade, Priscila Alves de Souza, que falou sobre os procedimentos a serem adotados em caso de desmaios, ferimentos leves e graves; convulsão; queimaduras; envenenamento e intoxicação; obstrução de vias aéreas, entre outros. “Nessas situações, é importante proteger a vítima até a chegada do atendimento especializado”, afirmou.

 Uma das maiores preocupações da enfermeira refere-se à obstrução de vias respiratórias aéreas por leite, alimentos sólidos ou objetos. Até um ano de idade, a criança deve ser virada de barriga para baixo, com o rosto voltado para baixo e com a cabeça mais baixa que o tórax. “É preciso aplicar pelo menos cinco tapinhas nas costas (usando o punho da mão com os dedos estendidos) e observar se houve a saída do corpo estranho.” O procedimento em crianças maiores ou em adultos, de acordo com a enfermeira, é a manobra de Heimlich. Deve-se abraçar a vítima engasgada por trás (em pé) e empurrar o punho fechado contra a área do abdômen. A ação precisa ser repetida pelo menos cinco vezes.

 Em caso de convulsão, a enfermeira esclareceu que não se deve segurar a vítima ou sua língua, dar tapas ou jogar água sobre seu rosto. A recomendação é afastar objetos, virar a cabeça da pessoa de lado, afrouxar as roupas e proteger sua cabeça, além de chamar o Samu pelo telefone 192. Nas ocorrências envolvendo desmaios, Priscila informou que a vítima deve ser colocada com a cabeça virada de lado. Se ela estiver sentada, o ideal é posicionar a cabeça entre as pernas e pressioná-la para baixo. “Se possível, manter o ambiente arejado, afrouxar suas roupas e é claro, solicitar ajuda especializada”, frisou.

 Agir com rapidez em situações de envenenamento ou intoxicação, segundo a enfermeira, é essencial para minimizar os impactos à saúde. “Não se deve forçar o vômito. Antigas tradições, como oferecer leite às vítimas, também devem ser evitadas”. Ela alerta que a vítima necessita de remoção imediata ao serviço de saúde. “Imprevistos acontecem a todo instante. É preciso manter a tranquilidade, pois adotar as medidas corretas pode salvar vidas”, completou.

 O CSF Morro Azul localiza-se na Rua Oswaldo Bertolini, 500 – Jd. Morro Azul. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, 7h às 17h.  (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários