Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 5 de agosto de 2017

Compartilhe

Exposição é gratuita e para pessoas acima de 12 anos

 Foi entre os olhares curiosos de crianças e adolescentes que a exposição “Pelos Caminhos do SUS” foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (4). A iniciativa é do Museu da Vida e Fundação Oswaldo Cruz, apoiada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e pode ser visitada no Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite, até julho do ano que vem.

 A mostra apresenta de forma crítica, lúdica e interativa o Sistema Único de Saúde, narrando suas conquistas e perspectivas. A atividade aborda ainda os desafios existentes na busca pela saúde pública de qualidade no Brasil. Nesta temporada, a exposição convida o visitante a participar de reflexões e debates em torno do SUS. Para isso, utiliza a linguagem urbana e elementos de construção civil fazendo alusão a um sistema ainda em construção.

 A pedagoga que compõe a equipe educativa do Museu da Vida, Carmen Evelyn Rodrigues Mourão, disse que o objetivo da exposição é que a população possa conhecer o Sistema Único de Saúde em todos os seus aspectos, sendo eles negativos ou positivos. De acordo com ela, 80% da população brasileira têm baixa renda, o que torna o SUS essencial. “A exposição tem a missão de esclarecer à população quais são os seus direitos, para que possa lutar para a melhoria e a permanência deste Sistema tão importante. O SUS vai além da doença e tratamento, existem questões de prevenção e acompanhamento dos casos”, disse.

 Instituído pela Constituição Federal de 1988, o SUS tem se adaptado e acompanhado as evoluções da ciência. “Antigamente, as pessoas eram tratadas como indigentes, que não tinham direitos, hoje, podemos encontrar um SUS com defeitos, mas com muitas virtudes”, acrescentou o secretário de Saúde Gerson Hansen, presente na inauguração.

 Representando o prefeito Mario Botion, o secretário de Cultura José Farid Zaine, comentou ainda sobre a importância da cidade receber esta exposição e levar informação de qualidade aos cidadãos. “É uma alegria ter uma exposição como a ‘Pelos Caminhos do SUS’ na cidade, que esclarece e traz uma nova visão do assunto, unindo ciência e artes, que devem caminhar também juntas”, concluiu o secretário.

 Responsável pela Itinerância de Exposições do Museus da Vida, Miliana Fernandes disse também que a exposição possibilita “apresentar um conteúdo de qualidade de forma lúdica, interativa e que comunique com todos os públicos, de diferentes linguagens a fim de alcançar mais pessoas, propiciando a reflexão e o diálogo”, finalizou. Esteve presente na inauguração a vereadora Lu Bogo que, na oportunidade, representou o Legislativo.

 A exposição é gratuita e voltada para a população a partir dos 12 anos. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O Centro de Ciências fica no Parque Cidade. Agendamentos e informações pelo telefone 3444-7893. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários