Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 10 de agosto de 2017

Compartilhe

 Acompanhe a programação

 O uso do cinto de segurança e o respeito à sinalização de trânsito foram temas abordados durante uma ação educativa do projeto “Escola do Trânsito”, que ocorreu nesta quinta-feira (10), na Emeief Pastor Ismael Pereira Lago, em Limeira. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

 A atividade foi coordenada pelo agente de trânsito Tiago Gonçalves Pena, que está na função há cinco anos. Ele iniciou a conversa com os alunos falando a respeito do papel dos agentes, no sentido de atuar na organização do trânsito e garantir a segurança de pedestres e motoristas. “As crianças ficam bem entusiasmadas e o retorno é sempre positivo. A ideia é que eles sejam multiplicadores desses ensinamentos”, frisou.

 Participaram aproximadamente 90 alunos do quarto ano da escola, entre eles, Nicolle Berenguel de Souza, de 10 anos. Ela disse que aprendeu sobre a importância de seguir as regras de trânsito e de atravessar sempre na faixa de pedestres. “O carro não deve ter mais do que cinco passageiros”, acrescentou. Enquanto pintava a cartilha educativa, ela comentou sobre o futuro: “quando fizer o exame para tirar a carteira de motorista, já terei mais conhecimento”.

 Também com 10 anos, a colega de classe Isabelly Duarte Silva dos Reis disse que irá conversar com os pais sobre a aula de hoje, sobretudo porque a mãe acabou de tirar a carteira. “É preciso obedecer sempre as leis para ter mais segurança”, afirmou. Já a professora da classe, Sandra Cristina Gonçalvez, destacou que a atividade proporciona a complementação do conteúdo desenvolvido pela escola. “As crianças são os futuros motoristas e ações como essas permitem uma mudança de cultura. Esperamos colher frutos dessa iniciativa”, frisou.

 A “Escola do Trânsito” prevê a realização de cinco aulas nas escolas participantes, uma vez por semana. Na próxima quinta, os alunos percorrerão as redondezas da escola, acompanhados de um mini-talão de multas. No encerramento dos trabalhos, haverá a montagem da “Cidade do Trânsito”, uma recriação cenográfica de vias, semáforos e sinalização, para que os alunos possam vivenciar o conhecimento adquirido.

Programação

 As ações do projeto começaram nesta quarta (9), no Colégio Jandyra. As Emeiefs Major José Levy Sobrinho e Maria Thereza Silveira de Barros Camargo serão contempladas com a iniciativa a partir dos dias 12 de setembro e 4 de outubro, respectivamente. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários