Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de agosto de 2017

Compartilhe

 Dados foram apresentados para população

 Na última terça-feira (15), às 19h foi realizada a Audiência Pública da Polícia Militar na cidade de Cordeirópolis. O encontro ocorreu no Teatro Municipal, situado na Antiga Estação Ferroviária, sendo presidido pelo Capitão Costa Pereira, representante do Comandante do Batalhão com sede em Limeira. Além dele, também estava presente, 1º Sargento Vilella, Comandante do Policiamento em Cordeirópolis, além de policiais militares que prestam serviços na cidade, e claro, a população cordeiropolense.

 Durante a apresentação, o Sargento Vilella destacou os índices criminais de Letalidade, que englobam homicídio e latrocínio, roubos, aquele em que o infrator toma a coisa alheia, mediante violência ou grave ameaça, e subtração de veículos, comparando-se o 2° trimestre dos anos de 2016 e 2017. Para finalizar a apresentação, foram mencionados alguns “atores” envolvidos no sistema de segurança pública, dentre eles, a família, escola, conselho tutelar, forças de segurança, juízes, promotores, sistema penitenciário, prefeitura, câmara municipal, enfim, todos aqueles que, direta ou indiretamente, são responsáveis pela segurança pública, conforme artigo 144 da Constituição Federal.

 Após a apresentação foi aberta a palavra aos presentes, os quais argumentaram sobre som alto em veículos, bares e residência, mas o assunto mais questionado pela população foi com relação a veículos abandonados nas ruas da cidade. Segundo informações do Sargento Vilella, nos meses de maio e junho de 2016 os policiais militares em Cordeirópolis, catalogaram 151 veículos abandonados em todas as regiões da cidade, dos quais 97 estavam abandonados em via pública e 54 abandonados em áreas particulares. “Esses veículos colocam em risco a segurança pública, os quais podem ser utilizados como esconderijos para marginais, trazem insegurança para os moradores, já que se torna um local de possível abrigo para pessoas em estado de abandono, ou ainda, para o consumo e tráfico de entorpecentes e prática de atos sexuais, e senão bastasse, como muitos estão abandonados sem qualquer proteção, em épocas chuvosas, podem contribuir potencialmente para proliferação de doenças, em especial a dengue”, comenta o Sargento Vilella. “Esta prática está se tornando um hábito em muitas cidades, que além de trazer poluição visual, os veículos abandonados, ainda ocupam espaços existentes para estacionar” complementa o Capitão Costa Pereira.

 Também participaram do evento, os vereadores Cleverton Nunes Menezes, o “Carioca” e Anderson Hespanhol, o “Pique”, os quais após o encerramento da Sessão Ordinária da Câmara, ainda prestigiaram o evento da Polícia Militar. Segundo informações do Pique, e confirmadas por ”Carioca”, semanas atrás foi encaminhado um projeto de lei para resolver a questão dos veículos abandonados na cidade, mas durante votação na Câmara Municipal, além deles, somente mais dois vereadores votaram a favor do projeto, que infelizmente, não foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, perpetuando assim, o sofrimento daqueles que tem veículos abandonados em frente as suas casas.

 Para encerrar o evento, foi registrado o agradecimento aos presentes, em especial a quatro jovens que, exemplarmente, participaram do evento e, assim, contribuem para a construção de uma sociedade democrática e que, sobretudo, toma a coisa pública, como de sua responsabilidade. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários