Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 23 de agosto de 2017

Compartilhe

 Reunião aconteceu nesta terça-feira (22) em Limeira

 O processo de licenciamento de uma empresa pode ser bastante penoso para o empreendedor que busca facilidade na abertura do seu próprio negócio. Embora essa seja uma realidade em muitas cidades brasileiras, Limeira tem se destacado na desburocratização de 99% das atividades econômicas com o seu procedimento eletrônico no momento da abertura. Para conhecer o trabalho pioneiro que o município desenvolve, uma missão técnica do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Alagoas, juntamente com representantes de nove municípios, estiveram nesta terça-feira (22) na Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação buscando maneiras de aprimorar o sistema nas prefeituras alagoanas de maior densidade empresarial.

Na atual gestão, a desburocratização dos procedimentos está entre ações do plano de governo que visa o desenvolvimento das empresas existentes e a preparação de ambiente adequado para a criação de novas. “Nesses sete meses, a equipe da secretaria se empenhou para agilizar e aprimorar todo o processo. Nossa administração está com um foco bastante direcionado para isso”, destacou o prefeito Mario Botion ao recepcionar os visitantes de Alagoas.

De acordo com ele, a desburocratização dos processos é um desafio na administração pública. “Temos feito um trabalho bastante ativo nesse sentido. Tanto eu quanto o secretário da pasta, Tito Almirall, viemos do setor privado e conhecemos as necessidades existentes. Portanto, com essa bagagem, podemos aperfeiçoar as soluções para facilitar a vida do empreendedor”, disse.

Botion ressaltou a importância da troca de experiência entre os visitantes e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Segundo ele, “não existe nada melhor que compartilhar e trocar experiências. A nossa preocupação não é ser dono da criança, pois queremos trazer os diversos conhecimentos existentes e manter aquilo que está dando certo.”

Gerente de políticas públicas do Sebrae de Alagoas, Renata Fonseca falou que Limeira chamou a atenção da entidade e das prefeituras na sua boa prática de desburocratização. De acordo com ela, os 102 municípios do Estado estão com a rede simples implementada, no entanto, as cidades com a maior densidade empresarial buscam melhorar o seu sistema. “Um exemplo é a documentação única de alvará para o empresário que está implementada em Limeira. Isso nos chamou bastante atenção e queremos mostrar isso para esses municípios”, disse.

De acordo com o diretor da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Marcelo Bueno dos Reis explicou que, na maior parte das atividades econômicas – como lojas, comércios em geral -, a média nacional é uma espera de 179 dias para a abertura da empresa. Em Limeira, esse tempo cai para cinco.

Bueno, inclusive, esteve em Maceió, em Alagoas, no ano passado para participar do Seminário Brasil Mais Simples. A intenção era demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido em Limeira.

“Temos sido pioneiros no processo eletrônico e tornamos referência devido ao sistema de desburocratização da legislação municipal.”

Secretário da pasta, Tito Almirall é uma satisfação para o município receber a missão técnica do Sebrae de Alagoas. “A indicação do nosso município nos motiva a buscar cada vez mais o aprimoramento dos serviços oferecidos pela prefeitura.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários