Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 30 de agosto de 2017

Compartilhe

 Aulas ocorrem duas vezes por semana

 Estimular atividades físicas e prevenir doenças crônicas estão entre os benefícios das sessões de alongamento voltadas aos moradores do Anavec, em Limeira. A iniciativa é desenvolvida na unidade de saúde da família do bairro, que é mantida pela Prefeitura de Limeira. A maioria dos frequentadores é formada por mulheres que já passaram dos 50 anos, porém a participação é aberta a toda comunidade.

 O grupo de alongamento é coordenado pela estudante do último ano do curso de Ciências do Esporte da Unicamp, Kerolayne Nunes da Silva, que atua voluntariamente. “Trabalhar com essas mulheres é uma experiência muito gratificante”, salientou. A estudante contou que frequentava o local quando teve a ideia de desenvolver uma ação que permitisse a integração da população. A proposta recebeu apoio da Secretaria de Saúde, sendo que as aulas ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h. Além dos alongamentos, o programa estimula o contato físico entre as participantes, com massagens e abraços coletivos.

 “É uma oportunidade excelente, em casa não consigo fazer exercícios”, afirmou Regina Ferreira, de 64 anos, que mora há dez anos no Anavec e frequenta as sessões há um ano. A opinião é compartilhada por outra integrante, Dulce Aparecida Pierrotti Piana, de 67 anos. Residente no bairro há 20 anos, ela iniciou os alongamentos há apenas um mês como forma de controlar a diabetes e a pressão alta. “Esse trabalho é ótimo, pois exercício nunca é demais”, disse. Outro aspecto comentado pela praticante foi a oportunidade de conhecer outras pessoas. “Aqui a gente tem bastante amizade”, frisou.

 A coordenadora da unidade de saúde, Fernanda Dion Prado, destacou que a iniciativa vai além da prática de atividade física e da prevenção a doenças. “Aproveitamos a presença dessas mulheres para abordar assuntos relacionados à saúde, tais como prevenção à dengue e ao câncer de mama, afirmou. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-3201. A unidade localiza-se na rua Luiz Cavinato, 703, no Anavec.


Compartilhe

Comentários

comentários