Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 8 de setembro de 2017

Compartilhe

 Foram produzidos 11,8 mil unidades de tijolo solo-cimento

 Visando atender famílias de baixa renda encaminhadas pelo Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), o programa de Assistência Técnica e Fomento Habitacional tem sido uma ferramenta importante na garantia do direito social à moradia digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Balanço da Secretaria de Habitação revela que, no primeiro semestre deste ano, 61 famílias foram atendidas pelo projeto. A proposta, segundo a pasta, contempla assistência técnica nas áreas de engenharia e arquitetura, além de disponibilizar acesso à Olaria Ecológica e ao Banco de Materiais.

 De acordo com a Secretaria de Habitação, o programa habitacional tem por objetivo atender as demandas encaminhadas pelo Ceprosom com foco no atendimento das famílias de baixa renda em condição de vulnerabilidade social. Entre os serviços disponibilizados no projeto, estão o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e complementares, elaboração de pareceres e laudos técnicos, relatórios de quantificação e/ou especificação de materiais e orientação técnica para a execução da obra.

 Além do encaminhamento social, a inclusão no programa da Secretaria de Habitação está vinculada à comprovação de propriedade do imóvel e à possibilidade de sua regularização. Com as informações levantadas, a pasta realiza uma avaliação técnica sobre a necessidade ou não de atendimento da Olaria Ecológica e do Banco de Materiais.

 Dados da secretaria mostram que, de janeiro a junho deste ano, por meio do programa de Assistência Técnica e Fomento Habitacional, foram realizadas 55 novas entrevistas e desenvolvidos 6 projetos técnicos, o que oportunizou o atendimento de 61 famílias.

Banco de Materiais

 Formado por meio da captação dos excedentes provindos de estabelecimentos comerciais do ramo da construção civil e das obras em andamento na cidade, o Banco de Materiais realiza doações para as famílias assistidas, com o acompanhamento técnico necessário.

 Segundo a pasta, entre os materiais captados e encaminhados para doação, estão louças e metais sanitários, pias e gabinetes, portas e janelas, pisos e revestimentos, entre outros. Para colaborar doando materiais em boas condições de uso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3404-9702 ou (19) 3404-9882.

Olaria Ecológica

 Outro projeto integrante do programa de Assistência Técnica da Secretaria de Habitação é a Olaria Ecológica. A proposta, de acordo com a pasta, busca o envolvimento dos assistidos desde a produção dos tijolos de solo-cimento até a utilização em obra, com o fornecimento gratuito dos insumos, uso dos maquinários e orientação técnica necessária. Levantamento da pasta revela que, por meio da Olaria Ecológica, foram produzidos 11,8 mil unidades de tijolo solo-cimento no período. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários