Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 14 de setembro de 2017

Compartilhe

 Último censo arbóreo do município foi realizado em 2008

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, vai realizar na próxima segunda-feira (18), a partir das 9h,um treinamento para 20 estudantes dos cursos de engenharia ambiental e tecnologia ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp). A capacitação acontecerá na Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI Regional de Limeira).

 Durante o treinamento, os alunos terão informações sobre a nova legislação de arborização que disciplina o corte e a poda de árvores no município, sobre planejamento e boas práticas de manejo e critérios de arborização. Eles também receberão um tutorial do aplicativo para smartphones que será utilizado para o novo inventário dos espécimes arbóreos. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental da pasta. “Após o treinamento os estudantes sairão a campo para fazer o cadastramento das árvores e sua avaliação. Todo este trabalho permitirá, num futuro próximo, a gestão do parque arbóreo urbano com possibilidade de filtrar os problemas ocasionados e as espécies por bairro ou região da cidade”, explicou o secretário Paulo Trigo.

 O último censo arbóreo do município foi realizado em 2008. Com a atualização dos dados será possível determinar as prioridades e ações do governo nesta área. “Vamos identificar as espécies, porte, condições fitossanitárias das árvores e possíveis conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica”, disse Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários