Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 15 de setembro de 2017

Compartilhe

 Inauguração foi na tarde desta quinta-feira (14)

 Limeira ganha um novo cartão postal. A Prefeitura entregou nesta quinta-feira (14) as obras de melhorias e revitalização da Praça José Ponzo, conhecida como rotatória Três Avenidas. O local foi totalmente remodelado recebendo um novo projeto de paisagismo e iluminação cênica. “Faz parte do nosso plano de governo o trabalho de zeladoria e reforma dos espaços públicos. O objetivo é zelar pelo patrimônio e também incentivar o sentimento de pertencimento da população. O Poder Público tem suas obrigações de cuidar desses espaços, mas com a ajuda dos munícipes o resultado é ainda mais positivo”, enfatizou o prefeito Mario Botion.

 Na praça, localizada em uma das entradas do município, foram executados os serviços de terraplanagem e acerto da topografia do terreno. No local foi construído ainda um jardim suspenso, conforme projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O projeto, destaca a utilização de materiais reaproveitados, como paralelepípedos descartados de antigas pavimentações e restos de podas de árvores que foram incorporados ao solo para criar melhores condições para o desenvolvimento das plantas. O jardim é formado por árvores que já estavam na praça e por novas espécies que foram plantadas, entre elas arbustos, capins exóticos, grama e palmeiras.

 De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a calçada do entorno foi totalmente refeita com materiais como concreto escovado de tonalidade terracota e um nicho central, também elaborado com paralelepípedos. O objetivo é evitar ofuscamento devido à instalação dos projetores ornamentais verdes. A estrutura também irá proteger os projetores de iluminação cênica contra vandalismo. Toda a parte elétrica recebeu manutenção e reparos necessários. Na praça foram instalados 6 postes metálicos de 8 metros galvanizados a fogo, fixados em base aparafusada em estrutura de concreto. O espaço também recebeu 18 luminárias públicas de alta projeção e 18 projetores de iluminação, na tonalidade verde, para efeito ornamental, sendo 12 direcionados para as folhagens das palmeiras fixadas nos postes e 6 para as folhagens das palmeiras centrais, que estão na estrutura de alvenaria circular central. Todos os comandos são por meio de relés fotoelétricos para acionamento automático com o anoitecer. Cerca de R$ 108 mil reais foram investidos nas obras de melhorias e revitalização da Praça José Ponzo.

 Os serviços de revitalização da praça foram iniciados há 45 dias. “Os trabalhos foram executados com recursos próprios da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, bem como pela empresa DP Barros, responsável pelas obras do piscinão, cabendo à essa a demolição do antigo piso e concretagem do novo passeio circular”, explicou o secretário Dagoberto Guidi. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários