Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de setembro de 2017

Compartilhe

 Todo trabalho será concluído em 2018

 O prefeito Mario Botion participou hoje (19) do início da coleta de dados para a realização do censo arbóreo do município. A ação foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, diretores da pasta e estudantes dos cursos de Tecnologia e Engenharia Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp). Utilizando o aplicativo para smartphones, que foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental, o prefeito cadastrou as informações de um exemplar da espécie Calycophyllum spruceanum (conhecida como Mulateiro), plantado por ele em janeiro, em frente ao Edifício Prada – Paço Municipal, na rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira. “Com o censo será possível avaliarmos de maneira mais detalhada as espécies de árvores existentes em nossa cidade, a situação das plantas, se é preciso fazer substituição de mudas, enfim, teremos informações individuais das espécies que estão nas áreas públicas e isso vai permitir o desenvolvimento de atividades programadas de maneira mais técnica”, ressaltou Botion.

 Os alunos vão continuar a pesquisa para o inventário dos espécimes arbóreos no Parque Cidade e depois em outras regiões do município. Eles participaram ontem (18) de uma capacitação na Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI Regional de Limeira). Durante o treinamento, os voluntários receberam informações sobre a nova legislação de arborização, que disciplina o corte e a poda de árvores em Limeira, sobre planejamento e boas práticas de manejo, critérios de arborização e como utilizar o aplicativo. “É uma oportunidade de aproximar a prática da teoria. É também uma maneira de nos aproximarmos da comunidade e deixarmos para Limeira um pouco da nossa história, dos nossos estudos”, disse a aluna do curso de Engenharia Ambiental, Jullie Lucon de Lima. “O levantamento destes dados vai contribuir para a realização de ações que possam melhorar a qualidade de vida da população e do meio ambiente”, comentou o estudante do curso de Engenharia Ambiental, Lucas Ribeiro Foligatti.

 O processo de inventário, incluindo a consolidação de todo o banco de dados de informações sobre a arborização urbana, será concluído em 2018. “O único registro de censo arbóreo realizado na cidade é de 2008. O material além de estar defasado é somente quantitativo. O trabalho que iniciamos hoje é quantitativo de georreferenciamento e qualitativo, então teremos além de uma amostragem, a possibilidade de fazer um monitoramento destas árvores, planejar ações e prioridades. O censo será completo”, explicou o secretário Paulo Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários