Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 22 de setembro de 2017

Compartilhe

 Hoje também é comemorado o dia da árvore

 O prefeito Mario Botion acompanhou na tarde desta quinta-feira (21), uma passeata contra o mosquito da dengue realizada pelos alunos da Emeief Professora Egle Maria Ciarrochi, no Jd. Ouro Verde, em Limeira. O dia também foi marcado por iniciativas semelhantes em toda a rede municipal. O trabalho é resultado da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde e visa sensibilizar a população sobre o tema.

 “Estou muito feliz em participar desse momento. A caminhada contra dengue é uma ação significativa. Parabéns a todos os envolvidos”, frisou. Botion destacou, ainda, que a prevenção à dengue é uma das prioridades de seu mandato. “Ampliamos as campanhas educativas a fim de controlar o Aedes aegypti. Esse trabalho continuará porque a doença tem de ser combatida permanentemente”, completou.

 Usando viseiras confeccionadas especialmente para o evento e aos gritos de “fora dengue”, os estudantes mudaram a rotina do bairro. Anderson Aparecido Luders, que atua na direção da unidade, ficou satisfeito com o resultado. “Estamos preparando essa atividade há mais de uma semana.” A escola abriga 375 alunos, de 4 a 11 anos, e segundo o diretor, mantém um trabalho intenso de educação ambiental.

 A chefe da Divisão de Zoonoses da prefeitura, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, avaliou positivamente as ações desenvolvidas nas escolas do município. “A prevenção à dengue está inserida na rotina das escolas, essa é uma ação estratégica, pois os alunos levam para casa esse conhecimento.”

INTEGRAÇÃO

 No período da manhã, crianças da creche São Vicente de Paulo e da Emeief Laranjinha percorreram o Paço Municipal (Edifício Prada). Os alunos do Centro Infantil José Eduardo Voight Sampaio também organizaram uma passeata na Vila Queiroz. Houve distribuição de folhetos, plantio de mudas e coleta de materiais inservíveis.

 O diretor do Centro Infantil, Valmir Rogério Torres, ressaltou que a prevenção à dengue faz parte do projeto político-pedagógico da escola. “Nossa proposta divide-se em três áreas: horta educativa; meio ambiente e dengue.” Ele também comentou o aspecto de integração presente na tarefa. “É uma ótima oportunidade para as crianças praticarem a cidadania e fortaleceram o vínculo com a comunidade.”

 Durante o trajeto, os moradores saíram às ruas para dar as boas-vindas aos alunos. “É uma benção”, afirmou Neuza Mesquita, de 63 anos. Moradora no bairro há 32 anos, ela relatou que procura manter a casa em ordem, sem objetos que possam acumular água. No entanto, reconheceu que o combate ao vetor depende do envolvimento de todos. “Se cada um fizer sua parte, estaremos livres desse mosquito.”

 Os “pequenos manifestantes” revezavam-se para entregar folhetos aos munícipes. O aluno Vitor, de apenas três anos, demonstrava conhecimento no assunto. “Não pode deixar água parada, se não o mosquito cresce”, disse. A colega de classe, Nicole, de 4 anos, também falava com propriedade. “O mosquito vem picar, precisa fechar bem a torneira e não pode ter água parada”, acrescentou.

 Hoje (22), às 15h, a Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli (Dona Marizinha), fará uma sessão de contação de histórias sobre o tema. No sábado (23), das 9h às 10h, é a vez da Emeief Martim Lutero divulgar as ações preventivas por meio de pedágio e distribuição de mudas.

DIA DA ÁRVORE

 A atividade na escola José Eduardo terminou com uma comemoração ao “Dia da Árvore”, que marca o início da primavera. Os alunos ajudaram a plantar três espécies de ipê (branco, amarelo e rosa) . O biólogo e diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, sobre a importância das árvores. “Elas produzem o oxigênio que a gente respira, ajudam a manter a temperatura, facilitam a infiltração de água no solo e contribuem para a biodiversidade”, disse. O biólogo ressaltou que o trabalho de sensibilização deve começar ainda na infância. “A partir de agora, vocês serão os guardiões dessas árvores”, disse aos alunos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários