Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 22 de setembro de 2017

Compartilhe

 Veja a agenda do grupo

 Com direção de Willian Leandro, o Auto de Nossa Senhora Aparecida, escrito pelo secretário de Cultura José Farid Zaine, estreia em Limeira neste final de semana, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Vila Labaki (acompanhe a agenda completa abaixo). A encenação, que conta com muita música e é apresentada ao vivo, celebra os dez anos do grupo Nascente, formado por integrantes da Comunidade de São Francisco de Assis, dos Frades. Além disso, também é uma homenagem do grupo aos 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba do Sul. O projeto é apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 Farid explicou que o Nascente é um dos núcleos de descentralização cultural que recebe orientações dele e de sua equipe, agora atendendo a uma proposta do Governo Mario Botion. “Quando começamos essa oficina, a maioria dos integrantes era criança ou adolescente. Hoje, parte dessas pessoas seguiu e leva adiante o projeto com muita dedicação e carinho”, declarou.

 Atual diretor do Nascente, Willian Leandro estava em 2007, quando essa proposta começou, mas era uma criança. “Sempre gostei muito de teatro, mas por ser da área rural à época, nem sempre conseguia participar das atividades ou oficinas teatrais que se concentravam na área urbana. Quando ficamos sabendo que Farid levaria seu projeto aos Frades, foi uma alegria e, até hoje, essa semente rende ótimos frutos”, contou Leandro. “Hoje, na nova roupagem do Nascente, há crianças, adolescentes e adultos que, lá atrás, também acompanharam o surgimento da nossa companhia que busca tocar o coração das pessoas, por meio da arte. Contamos ainda com participações de pessoas de outras igrejas e comunidades”, completou.

AGENDA DO NASCENTE:

Veja quais são as apresentações do Auto de Nossa Senhora Aparecida confirmadas:
24/set (dom) > Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Vl. Labaki – Limeira), às 19h;
01/out (dom) > Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vl. Queiroz – Limeira), às 9h;
08/out (dom) > Paróquia São Benedito (Vl. Fascina – Limeira), às 9h;
12/out (quinta-feira) > Comunidade São João Batista (Água Espraiada – Zona Rural de Limeira), às 10h;
28/out (sáb) > Paróquia São José (Vl. Camargo – Limeira), às 18h30;
29/out (dom) > Paróquia Imaculado Coração de Maria (Vl. Piza – Limeira), às 19h.

SANTA EFIGÊNIA

 Na noite de ontem (21), o grupo de jovens da Quase Paróquia do Belinha Ometto encenou o Auto de Santa Efigênia, texto e direção de Farid. Foi a primeira vez que o local recebeu oficinas e iniciação teatral, lideradas pelo secretário, contando com o apoio da Secretaria de Cultura. “Essas ações nos bairros e nas comunidades precisam sempre seguir, pois muitos artistas acabam tendo o primeiro contato com a arte nelas e, depois, buscam se aperfeiçoar, seja continuando o projeto, como acontece com o Nascente, dos Frades, e outros, seja buscando outras oficinas e cursos voltados ao teatro”, afirmou Farid.

 O Auto de Santa Efigênia nasceu depois de um convite feito pelo Padre Aires, da Quase Paróquia do Belinha Ometto, a Farid, para que os jovens daquela comunidade pudessem participar dessa encenação. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários