Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 24 de setembro de 2017

Compartilhe

 Atividades são abertas ao público

 Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, Limeira terá uma semana de atividades. Na segunda-feira, dia 25, Lívia Cristina Cezar, de 30 anos, usará a Tribuna Livre na sessão da Câmara de Limeira. Formada em Pedagogia, Lívia foi atendida pelo Centro Educacional João Fischer – Área Auditiva e falará aos presentes sobre as superações e dificuldades encontradas pelo surdo.

Já na terça-feira, dia 26, haverá um evento na praça Toledo Barros, das 13h às 15h, onde serão distribuídos informativos sobre a deficiência auditiva, com o objetivo de integrar, orientar e sensibilizar a população. O dia ainda terá outras atividades, como realização de exame rápido de sífilis.

E na quinta-feira, dia 28, a ação acontecerá no Senac, das 13h45 às 17h. A atividade foi organizada pelo próprio Senac para os alunos surdos, por meio dos alunos do programa Desenvolvimento e Trabalho, e terá como tema “Semear hoje para colher amanhã”.

As atividades são abertas ao público. A semana tem a organização do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), por meio do Centro Educacional João Fischer – Área Auditiva, em parceria com Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Câmara de Limeira e Senac.

Além das ações durante a semana, os atendidos do João Fischer estão participando de festas no centro educacional e de um dia de brincadeiras no Park & Games no Pátio Limeira Shopping. Atualmente o João Fischer – Área Auditiva atende 53 pessoas, de diferentes faixas etárias.

A celebração do Dia Nacional do Surdo é por conta da inauguração da primeira escola para deficientes auditivos no Brasil, em 26 de setembro de 1857. A cor azul turquesa é usada durante todo o mêsde setembro como símbolo da comunidade surda, que representa o conceito “Ser Surdo”, com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar toda a sociedade, mostrando as superações e as necessidades de avanços para a inclusão. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários