Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Evento marcou o início das atividades voltadas à comunidade e a parceiros para compartilhar saberes, experiências e iniciativas relacionadas ao tema

 Para discutir sobre a importância da educação emocional nos ambientes organizacionais, o Senac Limeira realizou, no dia 8 de dezembro, o workshop Cultura de Paz com funcionários e parceiros. A iniciativa faz parte do programa Cultura de Paz do Senac São Paulo, que norteará as ações da unidade em 2018. O objetivo é abordar temas como mediação de conflitos, comunicação não violenta e práticas restaurativas nos círculos de convivência profissional e social necessários para a boa convivência.

 Durante a palestra de Andréa Nunes, responsável pelo Programa Senac de Cultura de Paz, os participantes foram orientados sobre como lidar com as situações decorrentes da convivência, a partir da transformação de conflitos em oportunidades de aprendizagem. O objetivo do projeto é criar um ambiente de abertura ao diálogo e escuta atenta sobre as situações e comportamentos de vulnerabilidade de uma pessoa para compreensão da violência como uma consequência das frustrações. “Meu papel é treinar pessoas para agirem de forma positiva mesmo em situações de conflito. E claro, formar grupos para dialogar e propor técnicas de abordagem da cultura de paz e disseminá-la inclusive nas empresas e órgãos públicos”, explica.

 O principal tema debatido no workshop foi educação emocional, a partir da premissa que não basta ensinar uma pessoa a expressar e canalizar seus sentimentos. É preciso que os locais em que ela transita sejam também ambientes seguros, nos quais se sinta ouvida e bem cuidada. “O aluno que experimenta, com frequência, emoções negativas tem mais dificuldade para blindar a violência. Queremos que a instituição seja um apoio a esse estudante. Portanto, nossos profissionais precisam estar preparados para lidar com realidades difíceis e serem capazes de fazê-lo lembrar da sua importância no mundo”, diz Andréa Nunes.

 Temas como homofobia, racismo, preconceito social, de aparência e sexismo também foram abordados no encontro que contou com atividades lúdicas, dinâmicas de grupo, compartilhamento e multiplicação de ideias.  Participaram do workshop parceiros como Posto de Atendimento ao Trabalhador de Limeira (PAT), João Fisher e Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Sobre o Programa Senac de Cultura de Paz

 Desde sua implantação em 2013, o Programa Senac de Cultura de Paz realiza ações, projetos, treinamentos e a formação de grupos para dialogar e propor técnicas de abordagem da cultura de paz e não violência dentro e fora da instituição. Escolas públicas interessadas em aplicar o programa em suas atividades, gratuitamente, podem entrar em contato com o setor de atendimento do Senac Limeira pelo telefone (19) 2114-9199. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários