Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 7 de junho de 2018

Compartilhe

 Projeto apresentado atendeu aos pedidos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura

 O prefeito de Limeira, Mario Botion, recebeu na tarde desta quarta-feira (06) em seu gabinete os alunos do curso de paisagismo do Senac que desenvolveram o projeto do canteiro central da Avenida Saudades. Após a apresentação detalhada, Botion parabenizou o trabalho. “Estou muito feliz e satisfeito com o resultado. É muito bom quando existe o interesse da sociedade em atuar em parceria com a prefeitura, porque isso cria uma relação de pertencimento da comunidade com os espaços públicos”, falou.

 Estiveram no encontro o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, a professora de paisagismo do Senac, Solange de Oliveira, e o gerente da unidade de Limeira, Mário Augusto dos Reis, além de alunos e da professora do Anglo Portal, Marcela Marmo.

 Reis ressaltou que essa iniciativa foi um desafio, já que o cliente final é toda a cidade. “Temos como premissa dar a oportunidade de os alunos atuarem em casos reais, mas esse projeto teve essa característica diferenciada, com a qual eles souberam trabalhar”, disse. Ao todo, 16 alunos participaram da ação. Solange frisou que o projeto teve como foco promover a integração entre o espaço, moradores e pessoas que circulam pelo local.

 Gabriela Peccin, 30, participou do desenvolvimento do projeto e contou que gostou da experiência. Mas, para ela, o mais importante foi a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de quem utiliza o espaço. “Depois de concluído, esse canteiro irá tornar o caminho de casa ou do trabalho mais leve. Todos temos a necessidade de mais proximidade com a natureza”, falou.

 Agora, o Colégio Anglo Portal realiza atividades de arrecadação de mudas, para que a revitalização saia do papel. A ação integra o Projeto Anglo Sustentável. A estimativa da secretaria é que a obra seja executada em setembro. As tratativas tiveram início na primeira quinzena de abril.

PROJETO

 O projeto apresentado atendeu aos pedidos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, de serem utilizadas espécies de plantas que exijam pouca manutenção e que chamem a atenção das pessoas pelas cores vibrantes, como roxo e amarelo. As árvores já existentes serão todas mantidas e outras serão plantadas. A escolha das espécies envolveu critérios tanto técnicos quanto estéticos, buscando trazer harmonia ao espaço.

 Existe ainda a indicação de adequação das faixas de pedestres, com passagem pelo canteiro e possibilitando a circulação de cadeiras de rodas. Foi proposta também a criação de três novas faixas, duas delas elevadas, devido ao fluxo de crianças no entorno do colégio. Nessas travessias, com o intuito de convidar as pessoas a utilizarem o caminho adequado, também foi sugerida a colocação de arcos de ferro. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários