Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 9 de junho de 2018

Compartilhe

 Atividades marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente

 A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, chegou a mais de mil pessoas, com atividades destinadas a todos os públicos no Parque Cidade, Zoológico, Teatro Nair Bello, Centro Cultural da Cecap e Unimed. As atividades marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5. O secretário Paulo Trigo frisa que os temas abordados na programação se referem ao cotidiano, o que contribui para aproximar as pautas ambientais das pessoas.

 Maria Araújo, 28, passava pelo Parque Cidade com seu filho Cauã, 7, e visitou os estandes e o teatro de fantoches. Para ela, falar sobre o assunto é muito importante, principalmente com as crianças. A degustação de receitas elaboradas com aproveitamento integral dos alimentos chamou a atenção de Maria. “Achei o bolo de laranja muito gostoso, vou tentar reproduzir em casa”, falou. Maurício Jacob, 44, trouxe a filha Lorena, 3, para brincar no parque e aproveitou para assistir com ela o teatro. Ele disse que gostou da iniciativa. “Precisamos dessa conscientização”, opinou. Maurício ainda destacou a importância de trabalhar a educação ambiental com as crianças: “eles é quem poderão mudar a nossa situação”.


Débora Raymundo, 22, contou que vem ao parque diariamente para praticar atividades físicas e trazer sua cachorrinha Belinha para passear. Ela visitou os estandes e disse que achou a ação importante. “É um assunto que precisamos conhecer cada vez mais, sinto que no dia a dia as pessoas ligam pouco para as questões ambientais”, disse. Débora contou que gostou das receitas e que vai procurar reproduzir em casa. “Achei muito interessante, porque a gente desperdiça partes importantes dos alimentos mas muitas vezes não busca conhecer as alternativas.”

 O diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, avaliou que houve uma boa aceitação da população. “Nossas metas foram alcançadas, e pudemos levar a cidade a refletir sobre questões ambientais ao longo dessa semana”, disse. Foi realizada uma pesquisa de satisfação e colhidas sugestões para os próximos eventos.

 ATIVIDADES

 No estande de informações ambientais, cerca de 300 visitantes puderam conhecer os programas e equipamentos públicos que coletam e dão destinação ambientalmente adequada a resíduos sólidos, como os Ecopontos, o Só Cacareco e o projeto Reciclar Solidário. Servidores também mostraram o funcionamento da composteira instalada recentemente no Parque Cidade.

 Em outro estande, ocorreu degustação de receitas elaboradas com aproveitamento integral dos alimentos, em que são utilizadas cascas, sementes e talos. Entre as opções, estão Beijinho de abacaxi e Bolo de laranja. Para o público infantil, o departamento de Educação Ambiental preparou um teatro de fantoches, em que o menino Rodolfinho aprende sobre a importância da reciclagem e da separação dos resíduos com o Monstro do Lixo.

 No Zoológico, alunos da Ceief Professora Maria Paulina Rodrigues Provinciato participaram ontem (7) de atividades e acompanharam a soltura de três maritacas. No dia 5, terça-feira, 500 alunos da rede municipal de ensino que participaram de contação da história “Agentes Mirins”, em que os bonecos Juquinha e Aninha aprendem sobre o combate à dengue e questões ambientais, como descarte correto do lixo. O Projeto Vida no Parque recebeu 110 crianças ao longo da semana.

 No Centro Comunitário Cecap, hoje pela manhã as crianças participaram da atividade “Semeando como pássaros” e plantaram árvores em área verde do bairro. O Departamento de Educação Ambiental realizou ontem a palestra “Composteira – Uma engenhoca para ajudar o meio ambiente”, durante a Semana do Meio Ambiente da Unimed Limeira. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários