Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de agosto de 2018

Compartilhe

 O evento foi realizado na sede da Prefeitura de Limeira

 O prefeito Mario Botion e o vice, Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, participaram nesta quarta-feira (1º), da cerimônia que marcou o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei Federal 13.098/2015 e comemorado em 5 de agosto. O evento foi realizado na sede da Prefeitura de Limeira e recebeu a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, da assessora executiva de Saúde, Sílvia Helena Della Riva, de diretores da pasta, além de toda equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), composta atualmente por cerca de 30 servidores.

 Botion falou da importância da data, que coincide com o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, responsável por mudar a saúde pública do Brasil no início do século 20. O prefeito também comentou as atividades educativas promovidas pela Visa, simultaneamente ao trabalho de fiscalização. “Essas ações educativas ajudam a construir um novo olhar da sociedade sobre a Vigilância Sanitária, mais preventivo e menos corretivo”, frisou.

 Vitor Santos, por sua vez, comentou a relevância dos serviços mantidos pela Visa no município, que recaem sobre os segmentos de alimentos, saúde, meio ambiente e engenharia. O secretário também corroborou a declaração de Botion, no que diz respeito à linha de atuação do departamento. “Mais do que fiscalizar, o papel da Visa é de orientação. Continuaremos a oferecer todo o suporte para esse trabalho”, disse.

 Durante a cerimônia, toda a equipe da Visa, inlcuindo a chefe do setor, Renata Martins, foram homenageados com um vídeo produzido por integrantes da equipe de trabalho. Renata é formada pela Faculdade de Tecnologia Sanitária da Unicamp/Limeira, onde foi aluna de Botion, ingressou na prefeitura em 2001 e está no comando da Visa há dois anos.

 Emocionada, ela fez um histórico da criação da Visa no município, a partir da Lei 2.843, promulgada em 1997. Até então, Renata informou que as atividades pertinentes ao setor eram empreendidas pelo governo estadual. “É uma honra trabalhar na Visa, somos uma família e fazemos tudo com amor e companheirismo. Agradeço a cada um de vocês, que colaboram com a importância desse trabalho”, frisou.

 O diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, também comentou sobre a atuação da Visa. “Tenho orgulho de ter acompanhado o processo de evolução da Visa no município. É uma equipe ética e altamente capacitada no que faz”, frisou.

 Após a cerimônia, a infectologista e diretora do Grupo Técnico Médico-Hospitalar, do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Corrêa de Araújo, ministrou uma palestra sobre “Inspeção Sanitária para a Segurança do Paciente”. A médica destacou que o tema é relativamente novo no Brasil e surgiu em 2013, a partir de legislação federal específica.

 O conceito, ela explica, refere-se ao conjunto de ações que visam diminuir a ocorrência de eventos adversos durante o atendimento ao paciente. “Eventos adversos são complicações de origem não infecciosas, que não estão ligadas à história natural da doença do paciente”, salientou.

 Baseando-se em estudos internacionais, ela afirmou que 10% dos pacientes sofrem algum tipo de evento adverso durante os atendimentos hospitalares, sendo que pelo menos 50% são passíveis de prevenção. “A principal ocorrência são as úlceras causadas por pressão. Essa situação revela o distanciamento entre o cuidado ideal do paciente com o cuidado real.”

 Para fomentar a cultura de segurança nesses ambientes, a médica salientou que os municípios estão sendo capacitados para implementação de um roteiro de inspeção em estabelecimentos hospitalares. “Estamos trabalhando para tornar a assistência aos pacientes mais segura e de maior qualidade.”

Serviço:

 O Núcleo de Educação da Visa promoverá, nos dias 6 e 10 de agosto, o curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Atividades de Alto Risco”. A iniciativa é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelos links abaixo:

Turma 1 (dia 6/8) – Auditório Prada
Link: http://serv42.limeira.sp.gov.br/net_eventos/service_banner_evento/service_banner_evento.php?cod=57&token=220d8af8d1fffd299a60f0394635a9d8

Turma 2 (dia 10/8) – Câmara Municipal
Link:
http://serv42.limeira.sp.gov.br/net_eventos/service_banner_evento/service_banner_evento.php?cod=58&token=36583597e56016f0fce78b0da490267d (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários