Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de agosto de 2018

Compartilhe

 A campanha começa neste sábado (4)

 O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, visitou nesta sexta-feira (3) a sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, para acompanhar os preparativos da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A campanha começa neste sábado (4), com o Dia Municipal de Mobilização, quando 16 unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h,e vai até o dia 31. Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos, e para o procedimento, é indispensável a apresentação do Cartão de Vacinação.

 Recebido pela coordenadora da Divisão, Amélia Maria P. dos Santos, o secretário comentou a importância da vacinação como forma de evitar a reintrodução dessas doenças no país. O Brasil é considerado território livre de sarampo e de pólio pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), porém, enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, sendo que casos importados já foram identificados no Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e em São Paulo. “Com essa campanha, pretendemos elevar nossos índices de cobertura vacinal e fortalecer a estratégia de prevenção à saúde”,frisou Vitor Santos.

 Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Em Limeira, a expectativa é imunizar 13.044 crianças. Para tanto,Amélia informou que todas as 11 mil doses da vacina contra sarampo e as 16.500 doses da vacina contra pólio já foram distribuídas às Unidades Básicas de Saúde, exceto aquelas que ficaram na sede da Vigilância, na av. Ana Carolina de Barros Levy, 650, que também será um dos pontos de vacinação.

 Amélia informou que na quarta-feira (1º), houve uma reunião com todas as vacinadoras e anotadores da rede sobre a estratégia de vacinação da campanha. A lista completa de todos os locais de vacinação pode ser conferida no site da Prefeitura de Limeira:http://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/

ORIENTAÇÃO

 Agentes da Unidade Básica de Saúde do Jd. Planalto, em Limeira, realizaram ontem (2) uma palestra sobre a importância da vacinação contra a pólio e o sarampo. A iniciativa foi voltada aos usuários que aguardavam atendimento no local, e segundo a agente de saúde Camila Maria Miquelon Narimatsu, serviu como oportunidade para informar e esclarecer dúvidas sobre a campanha de vacinação que começa neste sábado (4), quando a Prefeitura de Limeira promove o Dia Municipal de Mobilização. A atividade contou com a participação da vacinadora e técnica em enfermagem da unidade, Zilma Vieira Firmino. No sábado (4), a UBS Planalto ficará aberta das 8h às 17h. De segunda a sexta-feira, funciona das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas contra pólio e sarampo todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Para o procedimento, é essencial apresentar o Cartão de Vacinação. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários