Por: Renan Isaltino | Publicado em 6 de agosto de 2018

Compartilhe

 Participaram 80 profissionais da área de manuseio de alimentos

 A primeira turma do curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Atividades de Alto Risco”, se reuniu no Auditório Prada, nesta segunda-feira (6), para uma série de palestras relacionadas ao tema. A capacitação é realizada pela Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura e atende a Portaria CVS 5 de 2013. Participaram 80 profissionais da área de manuseio de alimentos de baixo risco (restaurante, lanchonetes e cozinhas industriais) e alto risco (albergues, asilos, clínicas terapêuticas, creches, hospitais, entre outros).

 Segundo a chefe da Divisão, Renata Martins, a portaria é requisito obrigatório para o processo de licenciamento sanitário junto à Visa. Renata explicou que a portaria garante a seguridade na manipulação de alimentos, principalmente quanto ao cuidado que os profissionais precisam tomar. “O foco é mostrar a importância dessa portaria, para que eles possam entender e tirar suas dúvidas, colaborando com a fiscalização da Visa”, destacou Renata.

 Além da portaria, o curso abordou temas como a vigilância sanitária, mostrando o histórico do trabalho realizado em Limeira, a estrutura física da área de manipulação, o manuseio higiênico dos alimentos, as doenças transmitidas por eles e contaminantes alimentares, higienização ambiental e de objetos pessoais, além dos vetores de pragas urbanas.

 A proprietária da escola infantil Pinguinho de Gente, Patrícia Dantas Levy, elogiou a iniciativa da Visa. “No meu caso, que são crianças, a partir do momento que você coloca um profissional para preparar os alimentos, a responsabilidade é sua. Então, é muito positivo esse curso”, afirmou. “Essa capacitação é muito importante não só para nossas instituições, mas para nossas vidas em nosso dia a dia.”

 Denise Teixeira é coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do hospital Unimed e também aprovou a capacitação oferecida pela vigilância. Para ela, é importante que as pessoas que manipulam os alimentos tenham esse tipo de conhecimento atendendo a normas da Visa. “É muito elogiável a iniciativa. Que essas capacitações continuem”, comentou. Ela ainda ressaltou que os profissionais se tornam multiplicadores do que foi passado durante o curso.

 Na sexta-feira (10), será a vez da segunda turma de profissionais participarem do curso, dessa vez na Câmara Municipal. Os dois dias de capacitação integram as comemorações do “Dia Nacional da Vigilância Sanitária”, celebrado em 5 de agosto. Com a grande procura pelo curso, a Visa planeja a abertura de novas turmas até o final do ano. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários