Por: Renan Isaltino | Publicado em 9 de agosto de 2018

Compartilhe

 A espécie é nativa da mata atlântica e corre risco de extinção

 A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizou na tarde de hoje (9) o plantio de duas mudas de uma espécie rara: a Marmixa (Pradosia lactescens), no Horto Linear Urbano do Anel Viário. A pasta recebeu as mudas a partir da doação da estudante de arquitetura Mayla Graepp, que colheu as sementes durante uma expedição na Serra dos Itatins, no litoral paulista. Mayla plantou quatro sementes e cuidou das mudas por cerca de oito meses. As outras duas mudas foram plantadas por ela no campus de sua universidade.

 O secretário Paulo Trigo ressalta a importância do espécime para o enriquecimento do horto linear. “É muito gratificante ver o envolvimento das pessoas em colaborar com um projeto tão importante de banco genético das nossas árvores nativas”, disse.

 De acordo com Mayla, no final de 2017 ela participou de uma expedição na Serra dos Itatins com o propósito de encontrar uma semente para fazer uma muda e posteriormente, plantar. “No decorrer do percurso, várias árvores se mostraram interessantes para meu objetivo, mas sentia que devia continuar a busca. Em uma parte do trajeto, acabei me desviando um pouco do grupo e meus olhos se depararam com uma árvore de caule cheio de frutinhas amarelas. Não fazia ideia de que árvore fosse, nunca a tinha visto.

 Assim, não pensei duas vezes: ‘roubei’ 4 frutinhas da bicharada. De volta à civilização, tive a informação de que a mãe das frutinhas é a Srª Pradosia Lactescens, e corre risco de extinção. A descoberta me deixou mais animada para cuidar delas e depois de 8 meses todas as quatro sementes cresceram e já tem um lar”, destacou a estudante de arquitetura. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários