Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de agosto de 2018

Compartilhe

 O prefeito avaliou positivamente a adesão dos participantes

 O prefeito Mario Botion participou nesta quarta-feira (15), da abertura da 16ª Semana de Prevenção das Deficiências Físicas, Mentais e Sensoriais, no plenário da Câmara de Vereadores, em Limeira. Com o tema “Prevenção e Desenvolvimento Infantil”, a iniciativa foi promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD).

 Participaram da abertura, o presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, o Zé da Mix, o secretário de Saúde, Vitor Santos, e a presidente do CMDPD, Kédima Silva. A cerimônia foi marcada pela apresentação da música “Tocando em Frente”, de Almir Sater, interpretada por Gilberto Aparecido dos Reis, do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Deficiência Visual.

 Botion avaliou positivamente a adesão dos participantes, entre eles, educadores, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e profissionais de saúde, que lotaram o plenário da Câmara. “Agradeço a cada um dos palestrantes por dividir um pouco do seu conhecimento e a todos vocês que se inscreveram para esse encontro”, frisou.

 O prefeito falou sobre a importância de abordar a questão da prevenção das deficiências, principalmente na área da educação, e das formas de identificá-las e de tratá-las. “O resultado desse evento será bastante proveitoso, tanto para os profissionais da área quanto para os munícipes”, frisou.

 Mudanças relacionadas à função do CMDPD, já aprovadas pela Câmara e sancionadas pelo Executivo, por meio da 6.057/2018, também foram observadas por Botion. “O Conselho passou a ser uma instância deliberativa e terá mais autonomia em suas ações. Essa era uma demanda antiga que nós encaminhamos”, destacou.

 Vitor Santos, por sua vez, apontou a ligação estreita com o tema em virtude de sua experiência profissional como médico otorrinolaringologista. “Reforço nosso compromisso de atuar no acolhimento e inserção das pessoas com deficiência na comunidade”, salientou. Já o presidente da Câmara, expressou a satisfação de receber o evento. “A prevenção é o melhor caminho. Parabenizo a todos os envolvidos na organização da 16ª Semana”, disse Zé da Mix.

 Em nome de todos os integrantes do CMDPD, Kédima agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde e o apoio da Câmara de Vereadores na realização do evento. “A Semana da Prevenção das Deficiências ocorre há 16 anos, e nesta edição, estamos abordando temas muito importantes. O apoio do governo Mario Botion tem sido um diferencial”, afirmou.

 Após a abertura, o público presente assistiu a palestra intitulada “A importância de identificar atrasos no desenvolvimento motor”, com a fisioterapeuta da Apae, Fernanda Pereira Santos Silva de Medeiros. Formada pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), especialista em “Intervenção em Neuropediatria” e doutora em Fisioterapia também pela Ufscar, Fernanda falou sobre o desenvolvimento motor das crianças – resultado de movimentos, ações e habilidades essenciais para a vida. Os fatores que atrasam o seu desenvolvimento motor, como síndromes genéticas, doença celíaca, raquitismo e nanismo, também foram abordados pela fisioterapeuta. Citanto especialistas na área, ela afirmou que o desenvolvimento motor é um dos melhores indicadores do bem-estar do bebê no primeiro ano de vida.

 Na sequência, foram proferidas palestras com os temas: “Como os transtornos da fala e da linguagem podem impactar as demais áreas do desenvolvimento infantil”, com a fonoaudióloga, doutora em Linguística pela USP e consultora técnica da Associação Brasileira de Apraxia da Fala, Elisabete Giusti; “Abuso medicamentoso no desenvolvimento infantil e na prevenção às deficiências”, com a vereadora e neurologista, Mayra Costa; e “Nutrição no desenvolvimento infantil e na prevenção das deficiências”, com a nutricionista da prefeitura e professora da Etec Trajano Camargo, Lilia Maria Alves Gomes. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários