Por: Redação Notícia de Limeira | Publicado em 20 de agosto de 2018

Compartilhe

 A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

 A programação cultural da semana segue com o Festival Nacional de Teatro de Limeira, com espetáculos infantis, adultos e de rua, gratuitos, até esta sexta-feira (24), em diversos espaços da cidade.

 Amanhã (21), às 10h, o Teatro Nair Bello recebe o espetáculo infantil “As Estrelas do Céu”, do grupo Os Geraldos, de Campinas (SP). Às 15h, acontece o de rua “Quiproquó”, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com a Trupe Koskowisck, de Sorocaba (SP). E finalizando as apresentações destaterça, acontece o espetáculo limeirense “Lágrimas de um Guarda-chuva”, do grupo Levitar, às 20h, no Teatro Vitória. A classificação é de 16 anos e os lugares, neste caso, são limitados, visto que a proposta de apresentação é mais intimista.

 Na quarta-feira (22), a Escola Estadual Dorivaldo Damm recebe “Truques e Trambiques”, às 15h, da Rué La Companhia, de São Paulo (SP). Já às 20h, acontece “[Ensaio Sobre Luto] ou as Imagens da Ausência”, no Teatro Vitória. A apresentação é realizada pelo Grupo Quarentena, de Franca (SP).

 Na quinta-feira (23), às 10h, o palco fixo do Parque Cidade recebe o espetáculo infantil “Estórias de Pirata”, da Trupe Ventania, de Passos (MG). E às 20h, acontece no Teatro Vitória “Os Sapatos que Deixei pelo Caminho”, de Teatro do Kaos, de Cubatão (SP). O espetáculo é voltado para o público a partir dos 16 anos.

 A programação se encerra na sexta-feira (24), com mais dois espetáculos e o encerramento oficial do Festival. A Praça Toledo Barros recebe às 10h, o espetáculo de rua “A Caravana dos Pássaros Errantes”, com o Grupo Nômade, de São José dos Campos (SP). A tarde, às 15h, acontece “Pés Descalços”, no Teatro Vitória, espetáculo convidado encenado pelo grupo Morpheus Teatro, via Circuito Cultural Paulista. O encerramento oficial do festival com cerimônia de premiação acontece às 20h, no Palacete Levy.

 A programação segue com atividades além do festival. Na quarta-feira, com sessões às 10h, 14h e 16h, acontece a oficina com tema folclore, realizada pela Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”. A oficina é voltada para crianças a partir dos seis anos.

 No sábado (25), a Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz realiza mais uma edição da “Biblioteca Aberta e Banca de Trocas de Livros e Gibis”, das 9h às 13h. E às 10h30, no palco fixo do Parque Cidade acontece Concerto Didático com a Orquestra Sinfônica de Limeira. As atividades são gratuitas.

 Ainda no sábado, às 19h30, no Teatro Vitória, acontece o IX Concerto de Banda Marcial do Campl. A entrada é R$ 5,00 (Inteira) e R$ 2,50 (Meia) ou 1 litro de leite.

Confira os detalhes da programação:

Espetáculo Infantil: As Estrelas do Céu
Terça-feira, 21, às 10h – Teatro Nair Bello
O público acompanha as aventuras de uma menina que empreende uma jornada fantástica em busca de seu grande sonho: tocar as estrelas do céu. Durante a caminhada, ela percorre lugares desconhecidos e encontra personagens que a ajudam a enfrentar obstáculos e lhe mostram os caminhos que levam à “escada sem degraus”, o único meio possível de alcançar as estrelas. Inspirada em um antigo conto inglês, a peça nos faz lembrar que, para alcançar um grande objetivo, devemos nos esforçar mais e mais.
Grupo: Os Geraldos
Cidade: Campinas – SP
Duração do Espetáculo: 60 min
Classificação: Livre

Espetáculo de Rua: Quiproquó
Terça-feira, 21, às 15h – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Num dia de espetáculo como outro qualquer, o palhaço surge para sua apresentação. Porém está só: seu companheiro não apareceu. Mas eis que, de repente, o reconhece sentado na plateia e o apressa a vir à cena, causando uma grande e divertida confusão. Então, juntos, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo com a astúcia e espontaneidade típicas do palhaço brasileiro.
Grupo: Trupe Koskowisck
Cidade: Sorocaba – SP
Duração do Espetáculo: 40 min
Classificação: Livre

Espetáculo: Lágrimas de um Guarda-chuva
Terça-feira, 21, às 20h – Teatro Vitória
A dualidade de um ego ferido por dentro, em meio aos pensamentos sobre a própria existência. A razão e a emoção num diálogo sobre o lado instintivo e animal do ser humano. O que dizer a uma vítima de violência íntima? Consumada durante a infância e conservada através das marcas e sujeiras que nunca se apagam. Restarão águas para limpar os medos, são lágrimas de um guarda-chuva. Figuras abstratas se tornam reais na medida em que se decide desistir da vida, buscando uma maneira de se livrar das imundices e da podridão do homem. Desistir da vida sempre se tornará opção, enquanto não houver mais lugar para se proteger. Em meio as inseguranças e medos, terminará com olhos abertos, mas ninguém saberá o que estava enxergando.
Intimista: 80 Lugares
Grupo: Levitar
Cidade: Limeira – SP
Duração do Espetáculo: 50 min
Classificação: 16 anos

Oficina: Folclore
Quarta-feira, 22, às 10h, 14h e 16h – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”
Os visitantes farão um lápis com a imagem do Saci e da Yara. Também será lembrada a importância da cultura folclórica no país.
Entrada: Livre.
Classificação: A partir de 6 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Espetáculo de Rua: Truques e Trambiques
Quarta-feira, 22, às 15h – Escola Estadual Dorivaldo Damm
Traz o universo dos artistas mambembes que perambulam por praças e feiras do país, carregando em suas malas antigas esquetes circenses e mágicas que atravessam os tempos, tendo a sua renovação conforme os dias atuais. Aqui, a história de três palhaços que resolvem apresentar mágicas, contando com as habilidades do atrapalhado ilusionista Mingal. O espetáculo surpreende pelas mágicas executadas com primor e comicidade, nutridas pelos inexperientes e enrolados ajudantes Zóim e Chicô que desejam compor o grande espetáculo. O trio cria uma enorme trapalhada para que o espetáculo dê certo, transitando entre o erro e o acerto.
Grupo: Rué La Companhia
Cidade: São Paulo – SP
Duração do Espetáculo: 50 min
Classificação: Livre

Espetáculo Adulto: [Ensaio Sobre Luto] ou as Imagens da Ausência
Quarta-feira, 22, às 20h – Teatro Vitória
” [Ensaio Sobre o Luto] ou As Imagens da Ausência” não se trata de uma peça sobre a morte. O protagonismo deste trabalho está no sujeito que fica, naquele que sofre a ação do luto. Em cena, de modo imagético e fragmentado, seis atores apresentam uma síntese sobre o longo caminho da ausência e do para sempre sem aqueles que amamos. A obra não visa à construção de um eu enlutado dramático, mas sua criação pelo próprio movimento de sua apresentação em cena. A interpretação do espetáculo é única, individual, e se dará por meio de sutilezas poéticas e da troca imagética entre aqueles que assistem e aqueles que se apresentam.
Grupo: Grupo Quarentena
Cidade: Franca – SP
Duração do Espetáculo: 70 min
Classificação: Livre

Espetáculo Infantil: Estórias de Pirata
Quinta-feira, 23, às 10h – Palco fixo do Parque Cidade
Divertido e sensível, é uma obra de contação de histórias com grande inspiração no mundo fantástico dos Piratas. A inusitada montagem da Trupe Ventania se passa em um navio atracado, onde três piratas contam suas histórias em alto-mar para as crianças, trazendo sempre uma mensagem positiva e moralizante, assim como uma boa fábula. A kombi Fifi, tradicional nas montagens da Trupe, faz às vezes de navio, em uma caracterização singular.
Grupo: Trupe Ventania
Cidade: Passos – MG
Duração do Espetáculo: 45 min
Classificação: Livre

Espetáculo Adulto: Os Sapatos que Deixei pelo Caminho
Quinta-feira, 23, às 20h – Teatro Vitória
Aventuras e desventuras de Poim, personagem central nascido no povoado de Sabiá, município de Oeiras, no centro-sul do Piauí. O apelido define o “mirradinho, pouquinho de gente”, vindo à luz em maio de 1964, semanas após o golpe militar que implantou a ditadura no Brasil. A dramaturgia criada em processo colaborativo tem viés biográfico. Pontua a trajetória do menino/moço/adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai, seguido da migração da mãe do nordeste para o sudeste, precisamente o litoral paulista, para onde ele também rumará compondo o núcleo ao lado das irmãs. O abuso na infância, o preconceito devido à origem e à afirmação de sua sexualidade são alguns dos conteúdos expressados com recursos da performance. Múltiplos atores são o protagonista e interagem com bonecos e máscaras.
Grupo: Teatro do Kaos
Cidade: Cubatão – SP
Duração do Espetáculo: 60 min
Classificação: 16 anos

Espetáculo de Rua: A Caravana dos Pássaros Errantes
Sexta-feira, 24, às 10h – Praça Toledo Barros
Piauí, 1913. Depois de um desentendimento com um importante comerciante, uma volante policial é chamada para persegui-los. Os ciganos agora terão que fugir se quiserem manter sua liberdade. Mas o que eles não esperavam era encontrar pelo caminho uma antiga lenda guardada por séculos.
Grupo: Grupo Nômade
Cidade: São José dos Campos – SP
Duração do Espetáculo: 76 min
Classificação: Livre

Espetáculo Convidado: Pés Descalços
Sexta-feira, 24, às 15h – Teatro Vitória
O espetáculo de teatro de animação voltado ao público infantil fala, de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias preconcebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A história narra o encontro de um menino e uma menina e da criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia, um mundo sem muros e com os pés descalços.
Grupo: Morpheus Teatro
Realização: Circuito Cultural Paulista
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Encerramento: Cerimônia de Premiação
Sexta-feira, 24, às 20h – Palacete Levy

Literatura: Biblioteca Aberta e Banca de Trocas de Livros e Gibis
Sábado, 25, das 9h às 13h – Biblioteca Municipal
Bibliotecas abrem suas portas aos sábados para atendimento à comunidade.
Além do empréstimo e devolução de livros, é realizada a Banca de Troca de Livros e Gibis. Apostilas, materiais didáticos, enciclopédias, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação não são aceitos.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Música: Concerto Didático com Orquestra Sinfônica
Sábado, 25 de agosto, às 10h30 – Palco Fixo do Parque Cidade
A apresentação acontece na forma de concerto didático, atividade educacional para crianças e público em geral, cujo objetivo é levar conhecimento e disseminar o conceito sobre música de concerto, procurando influenciar na educação musical das crianças, que em sua maioria ouve uma orquestra pela primeira vez.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Sociedade Pró Sinfônica de Limeira e Orquestra Sinfônica Jovem de Limeira.

Música: IX Concerto de Banda Marcial do Campl – Patrulheiros
Sábado, 25, às 19h30- Teatro Vitória.
A Banda Marcial conta com instrumentos de metais (sopro) e percussão, e já é referência na área musical de Limeira e região. O objetivo do IX Concerto é incentivar os jovens/adolescentes a demonstrarem suas habilidades, assim como levar ao público a magnitude da arte cultural musical e coreográfica de uma forma surpreendente.
Entrada: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia) ou 1 litro de leite.

Classificação: Livre.
Realização: Campl – Patrulheiros, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 60min. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários