Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de agosto de 2018

Compartilhe

 Homenageados mostraram excelente desempenho esportivo em nome da cidade

 Homenagear atletas e equipes esportivas limeirenses que se destacaram no esporte, esse foi o objetivo da sessão solene de entrega do Troféu José Carlos da Silva “Fumaça” na Câmara Municipal de Limeira nesta segunda-feira, 27 de agosto.

 A cerimônia contou com a participação dos vereadores, do vice-prefeito Dr. Júlio César, representando o prefeito Mario Botion, do secretário municipal de Esportes, Luiz Zanon, de ex-vereadores e de familiares e amigos dos homenageados.

 A premiação ocorreu por meio do Decreto Legislativo 30/2018, de autoria da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, formada pelos vereadores Dr. Rafael Camargo (MDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), secretário; Dra. Mayra Costa (PPS) e Dr. Marcelo Rossi (PSD), membros. Os sete homenageados foram escolhidos pelos vereadores com base no desempenho esportivo realizado em prol da cidade, elevando o nome de Limeira no cenário estadual, nacional ou internacional.

 Para o parlamentar Dr. Rafael, a prática esportiva é importante para a construção de valores. “Não é somente separar as crianças em times, entregar uma bola e esperar que os benefícios aconteçam. Mais do que diversão ou inclusão social, o esporte ajuda a construir valores como ética, empenho, disciplina, metas, trabalho em equipe, ensina a lidar com a perda e auxilia na formação do caráter. O esporte tem o poder de transformar cidadãos”, declarou.

 “Quando se fala em esporte, se fala em saúde. Como médico do esporte tenho a dizer que a Organização Mundial de Saúde preconiza e diz que todo ser humano deve praticar no mínimo três vezes por semana qualquer esporte físico para uma saúde mais equilibrada”, relatou Dr. Júlio, que ainda disse sentir orgulho do que Fumaça representa para a cidade.

 O atleta José Carlos da Silva, o Fumaça, que deu nome ao Troféu, disse, durante a sessão, estar muito contente e pediu aos homenageados que incentivem filhos e netos a também praticar esportes. “Muitos fazem ao longo do ano, mas poucos são escolhidos. Para ser escolhido tem que ser o melhor. Levem o troféu e se dediquem ainda mais”, encorajou.

 Instituído pela Resolução 434/2010 e alterado pela Resolução 653/2016, o Troféu José Carlos da Silva “Fumaça”, é entregue anualmente a sete atletas ou equipes esportivas, representando modalidades praticadas no município, que tenham obtido excelente desempenho. A escolha dos atletas é de competência da Comissão de Saúde.

Conheça os homenageados:

Júlio Cesar Berto

 Formando em Educação Física, foi professor na rede estadual por 35 anos e na rede Sesi de ensino por 27. Como árbitro de basquete, atuou em vários jogos escolares municipais e estaduais e participou de diversos jogos regionais e jogos abertos representando a cidade de Limeira nas modalidades basquetebol, voleibol e judô.

Maíla Machado

 Atleta brasileira, especialista em 100 metros com barreira. Sua melhor marca em pista coberta é 8,08 segundos, atual recorde sul-americano e foi obtido em Moscou no ano de 2006.

Marcos Alexandre Berdague (Tié)

 Com nove anos iniciou no futebol através da Prefeitura de Limeira, participou de vários jogos regionais, chegando a ser vice-campeão na modalidade. Há mais de 18 anos atua como professor na sua própria escola, onde atende 150 alunos, sendo 50% de baixa renda com bolsa de 100%. Marcos representou Limeira na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul.

Norman Takada

 Dedica-se ao esporte há mais de 50 anos. Foi um dos responsáveis por trazer e trabalhar o desenvolvido do judô no município. Foi professor e posteriormente árbitro estadual de judô. O trabalho realizado deu a Limeira destaque em vários campeonatos pelo estado.

Rafael Cesar Pin

 Jogador de futebol, iniciou a carreira no Rio Preto e logo após foi para o Santos, para o Esporte, para o Corinthians, para o Velo Clube, para o Audax e outros até chegar a Internacional de Limeira, onde está desde novembro de 2016.

Tarek El Khatib

 Professor de Educação Física com pós-graduação em Lazer, Animação de Eventos Culturais e Artísticos. Leva o nome de Limeira por onde passa, além de colaborar com a formação de vários atletas. Já participou de vários triatlos, maratonas e corridas. Tarek inovou por fazer corridas noturnas.

PROESA

 O Programa de Esportes Adaptados (Proesa) foi implantado em 2017 por iniciativa da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, com o objetivo de possibilitar a inclusão de pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas esportivas e de lazer. Os alunos da instituição participam de importantes eventos que contribuem para a formação da saúde, qualidade de vida e inclusão. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários