Por: Renan Isaltino | Publicado em 5 de setembro de 2018

Compartilhe

 Os frequentadores do local tiveram oportunidade de calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)

 O “Setembro Vermelho” – campanha nacional de conscientização e prevenção às doenças do coração – foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (5) pela Prefeitura de Limeira, com uma ação de saúde no Pavilhão do Feirante, no Parque Nossa Senhora das Dores. Os frequentadores do local tiveram oportunidade de calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), medir a circunferência abdominal e aferir a pressão arterial. A iniciativa foi da UBS Nossa Senhora das Dores 2, com apoio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

 Durante a ação, agentes de saúde, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas ofereceram orientações para prevenir essas doenças. O psicólogo e coordenador do Nasf, Denis Jambas, ressaltou que os principais fatores de risco às doenças cardiovasculares estão relacionados ao sedentarismo, ao uso de tabaco e ao consumo nocivo de álcool. “Esses comportamentos de risco podem ser evitados e nosso objetivo com esse trabalho é alertar a população sobre a importância da prevenção”, frisou.

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 17,7 milhões de pessoas morreram em 2015 por doenças cardiovasculares, representando 31% de todas as mortes em escala global. Desses óbitos, 7,4 milhões ocorreram devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde elaborou uma extensa programação para marcar o “Setembro Vermelho”, como palestras e caminhadas. As informações podem ser solicitadas pelos munícipes na unidade de saúde mais próxima. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários