Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de setembro de 2018

Compartilhe

 Atividade faz parte do projeto Câmara Escola

 Os alunos do terceiro ano da escola EMEIEF Dr. Waldemar Lucato visitaram a Câmara Municipal nesta quinta-feira, 13 de setembro. A atividade faz parte do projeto Câmara Escola, realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire com o apoio do Núcleo de Cerimonial.

 Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra descritiva acerca das atribuições dos vereadores e dos vereadores juniores com Toninho Franco (PR), autor do projeto na Casa. Para o parlamentar, as características de um bom político são vistas logo na infância, por meio de crianças que se preocupam com o próximo e visam ao bem comum.

 “Quando nós vamos votar, não escolhemos o mais bonito, o que canta melhor, o que joga bola melhor ou que fala melhor. Escolhemos aquele que tem um passado limpo, que cuidava dos pais, não brigava com os coleguinhas e obedecia aos professores”, ilustrou o parlamentar. “Além de ter bons projetos que possam ser realizados e não impossíveis, por isso é importante analisar as propostas dos candidatos”, concluiu.

 Além da conversa com o vereador, os estudantes foram apresentados à Câmara por meio de um vídeo de boas-vindas e outro chamado “Caminhos da Lei”, ambos produzidos pelo Departamento de Comunicação da Casa, que explicam as funções dos vereadores, tramitação de projetos de lei, funcionamento das sessões ordinárias e solenes e audiências públicas.

 As crianças também conheceram, após a palestra, o processo de composição da Mesa Diretora do Legislativo, explicado pelo presidente da Câmara, vereador Zé da Mix (PSD), que os recebeu em seu gabinete. Acerca da função atribuída às Comissões Permanentes e Temporárias, foram os vereadores Dra. Mayra Costa (PPS), Mara Isa (PSDB), Erika Tank (PR), Clayton Silva (PSC) e Estevão Nogueira (PRB) que conduziram a explicação, quando os receberam na Comissão de Direitos Humanos.

 O serviço realizado pelas Comissões foi comparado por Erika Tank ao de uma peneira. “Imagine que peneiramos a areia para separá-la das pedras. O que pode causar problemas para a população, deixamos de fora, e o que for bom passamos adiante, assim quando o projeto for para votação, não terá erros”, explicou.

 Os setores legislativos e administrativos da Câmara também foram apresentados às crianças pela Escola Legislativa em conjunto com o Núcleo de Cerimonial, que realizaram uma dinâmica com perguntas a serem respondidas pelos alunos que levaram livros do projeto Janelas pela Leitura.

 O objetivo das visitas, segundo a Escola Legislativa, é integrar o Legislativo e a população em idade escolar, buscando explicar o funcionamento da Câmara e despertar o interesse pelo conhecimento político desde cedo, além de reforçar o papel dos vereadores. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários