Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de setembro de 2018

Compartilhe

 O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana

 Integrando as ações do Mês do Trânsito, os agentes de trânsito e da Polícia Militar Rodoviária passaram pelo treinamento “Suporte Básico de Vida: Apoio e Realização de atendimento em Primeiros Socorros”, com o Samu Regional de Limeira. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, a atividade teve o objetivo de explicar procedimentos de primeiros socorros, estrutura e acionamento do Samu em Limeira, entre outros temas, conforme frisou a enfermeira Fernanda Cantão Silva, responsável pelo treinamento.

 Foram passadas técnicas que permitam que o agente mantenha a vida e previna complicações até a chegada do atendimento médico. “Como os agentes de trânsito estão em contato direito com a população, principalmente na região central, em escolas ou grandes eventos, é importantes que eles tenham conhecimento desses procedimentos para auxiliar no atendimento do Samu, quando necessário”, falou Fernanda.

 Ela enalteceu a campanha que a Prefeitura tem feito no Mês do Trânsito. “Nós vemos que as taxas de acidentes de trânsito são muito altas, principalmente no nosso país, e promover essas questões de conscientização com a população e com a pessoa que lida diretamente com as pessoas, é de extrema importância”, comentou. Ela enfatizou que a prevenção é primordial para evitar acidentes. “Se realmente fizermos a prevenção, conseguimos reduzir em até 90% os casos de acidente.”

 CAMPANHA

 A campanha do Mês do Trânsito é um conjunto de ações promovida pela Prefeitura para conscientizar e educar os motoristas e pedestres quanto ao trânsito. O prefeito Mario Botion destacou os esforços da atual administração na melhoria da segurança no trânsito, e as ações educativas desenvolvidas pela pasta de Mobilidade Urbana. “Estamos trabalhando para oferecer mais segurança e reduzir os números de mortes no trânsito”, comenta Botion.

 O secretário Rodrigo Oliveira observa que esse trabalho já apresenta resultados. Dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mostram que Limeira obteve uma redução de 38% no número de mortes no trânsito em 2017. Em 2018, de janeiro a julho, comparado aos dados do mesmo período do ano passado, a redução chega a 18%. “Os números confirmam o trabalho positivo que vem sendo feito no nosso governo em relação à questão da mobilidade e de medidas adotadas no nosso trânsito”, reforça o prefeito.

 O Mês do Trânsito começou no início de setembro com atividades de conscientização quanto às vagas especiais e cuidados no trânsito, com panfletagem nas ruas. Uma exposição de carro batido e capacetes brancos foi inaugurada na Praça Toledo Barros e fica exposta até dia 30.

 No próximo sábado (22) terá a Feira de Mobilidade Urbana “Falando de Trânsito com vários convidados”, na Praça Toledo Barros, das 9h às 12h. Participam o Samu, Hora Park, Polícia Rodoviária, Cotil, Organização Einstein de Ensino e Secretaria de Cultura. A população também poderá participar da feira, que debaterá assuntos relacionados ao trânsito. Na terça (25), haverá a palestra “Somos Todos Deficientes” em CFC, às 8h30.

 No outro sábado (29), acontecerá uma apresentação da Equipe Honda, Força e Ação, com manobras radicais. A realização é da Winner Honda em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o evento será no Parque Cidade de Limeira, das 14h às 21h. Na ocasião, também haverá simulação de direção defensiva e check-list de segurança de motocicletas. Um show de rock com food truck do O’Connell Pub será outro destaque da festa.

 O mês de conscientização se encerra com um passeio ciclístico em referência ao “Outubro Rosa”, campanha da Prefeitura de conscientização sobre o câncer de mama. A saída será no Shopping Center Limeira, às 8h. Toda a programação do Mês do Trânsito pode ser conferida no link: www.limeira.sp.gov.br/transito (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários