Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de setembro de 2018

Compartilhe

 A ação será realizada no dia 29, na região do Jd. Ibirapuera

 O Grupo de Trabalho da Dengue, da Prefeitura de Limeira, reuniu-se nesta quinta-feira (20) para definir a estratégia do próximo mutirão contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor contra dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada no dia 29, na região do Jd. Ibirapuera, e terá o envolvimento de cerca de 100 agentes de controle de zoonoses e agentes comunitários de saúde, além da participação de secretarias municipais e do Ceprosom.

 Durante o mutirão, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos fará a limpeza de áreas verdes, enquanto equipes da Fiscalização Unificada percorrerão toda a região para identificar terrenos desocupados com acúmulo de lixo e entulho – para posterior notificação. Uma força tarefa, com apoio da Guarda Civil Municipal, também será montada para fazer a limpeza compulsória de imóveis em que os proprietários recusaram vistorias anteriores, e no entanto, oferecem risco à saúde pública.

 O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, atualizou o panorama da dengue. Neste ano, foram confirmados 9 casos da doença, sendo que 8 ocorrências ainda aguardam resultado. Ferrari alertou que os casos são autóctones, ou seja, a infecção ocorreu no próprio município – fator indicativo de que o vírus da dengue está circulando na cidade. “Precisamos ter tolerância zero em relação aos criadouros do mosquito, as pessoas não podem deixar de fazer o controle em suas casas e locais de trabalho”, salientou.

 A chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, endossou a necessidade de manutenção das ações preventivas. Além dos 17 mutirões realizados neste ano, ela citou as visitas de agentes de controle de zoonoses às residências e estabelecimentos comerciais; vistoria de imóveis especiais e de pontos estratégicos, campanhas educativas, limpeza de áreas verdes, entre outras. “Estamos desencadeando diversas ações para eliminação de criadouros como forma de preparar o município para o verão e a temporada de chuvas”, frisou.

 Também participaram da reunião, servidores das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Educação, Meio Ambiente e Agricultura e Saúde (Divisão de Vigilância Sanitária), bem como da Divisão de Fiscalização Unificada. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários