Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 29 de setembro de 2018

Compartilhe

 Foram envolvidas 418 pessoas e deslocados 108 veículos na reintegração de ontem (28)

 O juiz-auxiliar da Vara da Fazenda Pública, Rudi Hiroshi Shinen, concedeu no início da noite desta sexta-feira (28) medida liminar em nova ação de reintegração de posse contra o movimento do Sem-Casa. Famílias que haviam invadido área do Horto Florestal deixaram o local desde a noite de quinta-feira (27) e decidiram invadir um imóvel onde uma escola estadual em construção está abandonada, no Jardim Lagoa Nova. Diante dessa situação, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, ajuizou a ação com pedido de liminar e obteve decisão favorável.

 A operação para a reintegração de posse na região do Horto durou todo o dia nesta sexta-feira. Ao todo, foram envolvidas 418 pessoas e deslocados 108 veículos. Somente a Polícia Militar (PM) deslocou 200 homens para o cumprimento da ordem judicial. A Prefeitura, como apoio, forneceu estrutura requisitada pela PM. Foram utilizados efetivos das Secretarias de Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Defesa Civil, Assuntos Jurídicos, Obras e Serviços Públicos, Saúde, além do Ceprosom. Oficiais de justiça, o Corpo de Bombeiros e o Samu também estiveram presentes.

 No início da manhã, constatou-se que os sem-casa já havia deixado o local – de lá o grupo se dirigiu a outra área pública, no Lagoa Nova, onde existe uma obra paralisada de escola pública estadual, e invadiram o local.

 A operação, então, cumprindo uma liminar com base em dano ambiental na região, realizou a reintegração de posse de outra área que estava invadida havia um ano pelo MST. A invasão afetou uma região onde será construída a fase 3 do aterro sanitário de Limeira. Lá, poucas pessoas foram encontradas. Os barracos, então, foram derrubados e as pessoas voltaram para o assentamento conhecido como Elisabete Teixeira, também na região.

 Toda a operação ocorreu de forma pacífica e contou com a presença o tempo todo de técnicos do Ceprosom e do Conselho Tutelar. Após a retirada no Horto, os espaços invadidos passaram a ser limpos e os objetos dos invasores removidos, trabalho realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários