Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 1 de outubro de 2018

Compartilhe

 Evento foi realizado no Centro de Referência do Idoso

 O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, participaram nesta segunda-feira (1º), da abertura do Mês do Idoso. O evento foi realizado no Centro de Referência do Idoso e contou com a participação da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Rebeca São Felice, além de idosos atendidos no local. Na ocasião, Botion fez a entrega de uma van adaptada ao Asilo João Kühl Filho, no valor de R$ 164.900, comprada pelo Ceprosom por meio de emenda parlamentar federal.

 Botion destacou que outubro é um mês para reflexão sobre a situação dos idosos e alertou para a responsabilidade da família, da sociedade e do poder público sobre essa parcela da população. O prefeito também parabenizou a todos os servidores envolvidos no trabalho desenvolvido com os idosos. “Estamos nos empenhando na prestação de serviços de qualidade a toda comunidade, sobretudo às pessoas dessa faixa etária”, afirmou.

 Roberta Botion, por sua vez, falou sobre a programação criada para comemorar o Mês do Idoso, com o concurso Miss e Mister Terceira Idade e o “Baile Anos 60”. Já o Seminário de 15 anos do Estatuto do Idoso foi marcado para o dia 10, das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal. Também integra a programação a “Semana Unimediana”, no dia 24, das 14h às 17h, no Nosso Clube. Durante o mês, o Fundo Social de Solidariedade oferecerá café da tarde aos asilos da cidade. “O Fundo Social de Solidariedade preparou a programação com muito carinho, queremos comemorar essa data com esses eventos”, disse.

 O envelhecimento da população recebeu destaque por parte da presidente do Ceprosom. Aucélia comentou que Limeira já abriga mais de 50 mil idosos com mais de 60 anos, e desse total, 20 mil estão acima dos 70 anos. Para atender a essa população, o município dispõe de 35 grupos de terceira idade, incluindo dois na zona rural, do Centro Dia do Idoso e de abrigos. “Ao todo, atendemos mais de 5 mil pessoas. Estamos trabalhando para que todos nós possamos envelhecer de forma saudável”, comentou.

 Presente ao evento, a presidente do Asilo João Kühl Filho, Maria José de Paula Santos, agradeceu a entrega da van, que será usada no transporte de idosos com deficiência. “Essas pessoas serão transportadas com muito mais segurança e conforto”, frisou.

 A luta em torno dos direitos dos idosos e a instituição do Estatuto do Idoso, em 2003, foi avaliada positivamente pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. Rebeca afirmou que o Mês do Idoso é um momento de muita alegria, mas ao mesmo tempo, de preocupação. “Precisamos pensar nos idosos que têm seus direitos violados. Agradeço a gestão do prefeito Mario Botion por todos os avanços que estamos alcançando”, comentou.

 Acompanhada do marido, Idelazir Ribeiro, de 73 anos, estava animada com as atividades. Ela contou que frequenta o Centro do Idoso há um ano, onde participa de sessões de fonoaudiologia e das aulas de hidroginástica. “Estou amando esse lugar, pena que não tenho mais tempo”, disse. “Eventos como esses são importantes para divulgar quais são os direitos dos idosos e eu vou aprender cada vez mais”, completou.

 A cerimônia de abertura contou com apresentação da ginasta Érika Raíza Coimbra, do Proesa, do Coral Harmonia, sob regência do maestro Rosivaldo Mena Peres, além de professores de dança de salão, Kung fu e de uma exposição de quadros pintados pelos alunos do Centro do Idoso. No período da manhã, o local também ofereceu aulas de alongamento, Lian gong, oficina de memória, tênis de mesa, entre outros. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários