Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de outubro de 2018

Compartilhe

 Evento ocorreu na manhã desta terça-feira (02)

 Dirigentes escolares de Limeira e região participaram nesta terça-feira (02) de uma palestra de esclarecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), no Teatro Nair Bello. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), o evento contou com a presença da presidente do conselho, Kédima Silma, da diretora pedagógica da secretaria de Educação, Adriana Dibbern, e da assessora de Proteção Especial do Ceprosom, Paula Furlan, além da representante da Diretoria de Ensino, Edna Maria Gouvea. Os esclarecimentos foram feitos pelo magistrado e mestre em processo civil, Julio Cesar Ballerini, que discorreu sobre “Direito à educação, bem como seus reflexos, sob a perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão”.

 Durante a abertura, Kédima falou da importância de se discutir o tema e sobre o trabalho desenvolvido pelo CMDPD. “Estamos plantando uma semente para transformar uma sociedade mais inclusiva”, comentou. Segundo ela, no ano passado, o conselho trabalhou a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Neste ano, o tema debatido é a educação inclusiva. “Passamos conhecimentos às pessoas sobre a inclusão. É dessa forma que conseguimos crescer e fazer uma sociedade para todos.”

 Adriana Dibbern comentou sobre a contribuição que a palestra oferece para o trabalho do educador no sentido de transformar uma sociedade mais inclusiva. Ela também citou as barreiras comportamentais quanto às pessoas com deficiência. “É um processo constante. Como educação, temos visto, dia a dia, professores e gestores comprometidos e envolvendo toda a comunidade. Precisamos olhar para a diferença não de maneira preconceituosa, e sim pensar na inclusão”, afirmou.

 Edna Gouvea, representante da Diretoria de Ensino, agradeceu o convite para participar da palestra. “Esse momento de aprendizado é muito importante.” O presidente da Câmara, Zé da Mix, também participou do evento e observou que é preciso discutir e colocar em prática, ações de inclusão às pessoas com deficiência, o que, segundo ele, tem sido feito. “São eventos como esse que vão fazer com que a diferença que as pessoas com deficiência encontram hoje em dia seja diminuída”, falou ele, que colocou o Legislativo à disposição para que esse tipo de política continue sendo trabalhada.

 Depois da abertura, houve uma apresentação cultural com os alunos do Programa de Esportes Adaptados (Proesa) e da fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Também participaram do evento a chefe do Serviço Social da Secretaria de Educação, Maria Helvira Martins, a gerente da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenke, e os vereadores Waguinho da Santa Luzia e Clayton Silva. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários