Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de outubro de 2018

Compartilhe

 Segundo o secretário da pasta, André De Francesco, a idealização do projeto surgiu a partir da busca pela melhoria de resultados da rede municipal

 Fomentar e valorizar o acesso à leitura e incentivar a transformação de Limeira em uma cidade leitora são alguns dos objetivos da 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o evento ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, nos espaços do Parque Cidade, com uma ampla programação gratuita dedicada à cultura literária e a formação para profissionais da educação.

 A mostra tem parceria com a Secretaria de Cultura e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e será aberta para alunos, professores, gestores e técnicos da área e toda a população. “Esse evento integra as ações previstas em nosso plano de governo para uma gestão na formação dos educadores e aprendizagem de nossos alunos”, ressalta o prefeito Mario Botion.

 Segundo o secretário da pasta, André De Francesco, a idealização do projeto surgiu a partir da busca pela melhoria de resultados da rede municipal e o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), com o investimento na formação de novos leitores e da valorização à leitura, aspectos presentes no plano de metas da secretaria. “A bienal consolida a maioria dos projetos voltados à leitura e à escrita, por meio de um evento onde possamos fomentar a leitura e tornar Limeira uma cidade leitora”, destaca André.

 PARCERIAS

 O secretário salienta que a ideia de unir as ações em torno do incentivo à leitura e à escrita convergiu com a busca de parcerias dentro das secretarias, editoras, associações e entidades literárias que trabalham em prol dessa área. Ele explica que essas parcerias vão permitir as oficinas, palestras, exposições e comercialização de livros da literatura infantojuvenil. “A intenção é trazer todos para um evento único e emblemático e implantar no calendário da cidade esse marco que é um passo inicial para transformarmos e promovermos essa cidade com mais leitores.” Conforme o secretário, o evento será institucionalizado por meio de um Plano Municipal do Livro, da Leitura e das Bibliotecas.

 Segundo André, a Undime teve papel importante nessa questão, para a busca de ideias do formato da mostra. “A partir dessa conversa, surgiu a ideia de abrirmos um chamamento para o evento, trazendo a possibilidade das entidades participarem de diversas formas de atuação”, destaca. Ainda conforme o secretário, a Undime terá um outro papel como multiplicadora para a divulgação da mostra na região. “Nós estenderemos toda a programação da bienal, abrindo espaço à visitação para as cidades da região.”

 FEIRA

 A bibliotecária da secretaria, Taciana Lefcadito Alvares, ressalta que a mostra tem características que vão além de uma feira literária e comercialização de livros. “A intenção é contribuir para todas as ações que envolvem o incentivo à leitura, o acesso ao livro, o desenvolvimento da leitura e da escrita”, comenta. Segundo ela, oportunizar momentos para que as crianças tenham acesso nos diversos suportes que as histórias podem estar presentes, seja no momento de contação de histórias ou numa oficina temática, será outro aspecto trabalhado na bienal.

 “A diversidade das atividades que estão sendo propostas é em função de podermos atuar em todas as faixas etárias e todos os segmentos da população”, reforça Taciana. Além das oficinas temáticas e das palestras formativas, a bienal contará com apresentações culturais, peças teatrais, contação de histórias, entre outras atividades, em parceria com a Secretaria de Cultura. “Teremos uma programação culturalmente enriquecida.” A bibliotecária destaca que a intenção é levar as pessoas a utilizarem todos os espaços do Parque Cidade.

 André complementa que toda a programação da bienal foi pensada para atingir alunos da educação básica como um todo, das escolas municipais, estaduais, particulares e de graduação, professores, profissionais e público em geral, para que todos se envolvam nesse movimento pela leitura. “É um evento voltado à educação do município, direcionado para qualquer cidadão, para incentivar o gosto pela leitura e o prazer em ler para todas as pessoas”, finaliza.

 A programação completa da 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira poderá ser conferida, em breve, no site da Prefeitura, pelo link: www.limeira.sp.gov.br/bienal. As inscrições para as palestras formativas serão abertas a partir do dia 10 de outubro, pelo mesmo site. Já as inscrições para as oficinas deverão ser feitas pessoalmente na Biblioteca Pedagógica, localizada no Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, s/n – Vila São João), de 15 a 18 de outubro. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários