Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de outubro de 2018

Compartilhe

 A organização é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 Segurança, saúde, motivação e primeiros socorros são os temas que norteiam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) 2018. A iniciativa começou nesta segunda-feira (8), no Auditório Prada, com a presença do prefeito Mario Botion. A organização é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O prefeito destacou o fato de esta ser a segunda edição da Sipat – a primeira foi em 2017. “A CIPA é importante em qualquer empresa, pública ou privada. Todas têm atividades que envolvem pessoas e precisamos da conscientização permanente”, falou Botion. Cerca de 80 servidores participaram da primeira palestra.

 O prefeito salientou que os riscos de acidentes de trabalho estão em todos os ambientes, não somente em indústrias, por exemplo, como muitas pessoas pensam. “A Sipat tem a finalidade de alertar e trazer capacitação quanto à prevenção, não apenas no ambiente de trabalho. É preciso conscientizar que a prevenção é a melhor ferramenta”, destacou. A vice-presidente da CIPA, Karina Davoli Schnoor, endossou a fala do prefeito. “Nosso objetivo principal é que os servidores tenham consciência de que, independente de onde trabalhem, existe risco de qualquer tipo de acidente”, comentou.

 O prefeito orientou que os servidores se tornem multiplicadores das informações adquiridas. Segundo Botion, a intenção é levar a importância da CIPA a todos os servidores, para que também participem da construção de ambientes mais seguros. De acordo com Karina, neste ano, cerca de 600 servidores se inscreveram para participar das palestras durante toda a semana, uma adesão muito maior que no ano passado – em torno de 350 funcionários.

 Antes de iniciar a primeira palestra, que tratou dos 5S, metodologia que objetiva a melhoria no clima organizacional, produtividade e motivação, os servidores fizeram ginástica laboral. Amanhã (9), o tema será Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), na quarta-feira (10), motivação e trabalho em equipe será discutido e, na quinta-feira (11), a capacitação, teórica e prática, será sobre primeiros socorros. As inscrições para as palestras já foram encerradas. Todas as capacitações terão emissão de certificado para os participantes.

 “Nosso maior foco é fazer com que os servidores enxerguem a CIPA como aliados e parceiros deles no sentido de auxiliar em como agir, os procedimentos que devem ser tomados e quem deve ser procurado quando acontecer algum acidente”, enfatizou Karina que lembrou que a CIPA trabalha na prevenção o ano inteiro. A comissão é presidida por Diwalk Eduardo Massaro Polatto, que participou da abertura da semana e destacou a participação dos servidores na Sipat. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários