Por: Renan Isaltino | Publicado em 6 de novembro de 2018

Compartilhe

 Cartilha institucional será entregue ao público envolvido em ações da Escola Legislativa

 Aberta nessa segunda-feira, 5 de novembro, a exposição “Câmara e o seu funcionamento” apresenta ao público o conteúdo da cartilha institucional elaborada por meio da Escola Legislativa Paulo Freire. O material explica de forma didática o papel do Legislativo na cidade, buscando aproximar a Casa de Leis da população. As peças seguem expostas no saguão da Câmara – Espaço Vereador Milton Ferrari – até 23 de novembro.

 Com ilustrações e textos, a exposição reproduz partes da cartilha que apresentam desde um breve histórico de Limeira, o brasão e a bandeira da cidade, a diferença entre os três poderes da República, até o que é a Câmara. São abordados, ainda, o processo legislativo, o papel dos vereadores, as formas de participação do cidadão, a organização do Legislativo e a diferença entre Câmara e Prefeitura, além da definição de termos mais comuns como “sessão ordinária” e “projeto de lei”.

 “Tudo foi pensado a partir de uma linguagem simples para alcançar cidadãos de todas as idades. Para isso, usamos ilustrações, textos curtos, além de recursos como vocabulário e palavras-cruzadas. Outro detalhe é a convergência de informações, uma vez que tentamos despertar nos leitores o interesse de acesso a outros canais da Câmara, como Youtube e redes sociais, ou mesmo o QR Code [código de barras que pode ser escaneado por celulares] para direcionamento ao site”, explicou a jornalista Bruna Carvalho, membro da Comissão de formada por servidores que elaboraram a cartilha.

 Fazem parte da Comissão: Amanda Marques de Oliveira, Camila Andréia Locali, Luís Filipe Carvalho Silva e Rodrigo Eduardo Vasques. Todos são servidores da Casa, representando os departamentos de Comunicação, de Consultoria Técnica Especializada e da Escola Legislativa. Durante cerca de três meses, o grupo dialogou sobre o formato do livreto, como e quais informações seriam trabalhadas. O resultado é um livreto, em papel reciclável, com 20 páginas com uma descrição breve de como é o funcionamento do Legislativo.

 As ilustrações personalizadas contaram com o apoio da estagiária de Design, Julia Villalta. O levantamento de dados contou também com a colaboração de Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos. “A cartilha faz parte das ações que nossa gestão tem feito para aproximar as pessoas da Câmara. Precisamos entender que política se faz no dia a dia e que sem a participação da população nosso trabalho não fica completo”, explica o presidente da Câmara, Zé da Mix.

 A exposição em referência à cartilha está exposta no Espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari, na Câmara, que fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. O acesso é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários