Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de dezembro de 2018

Compartilhe

 O prefeito Mario Botion assinou o contrato no final de outubro

 Limeira foi contemplada com recurso da Agência Nacional de Águas (ANA) para a implantação do projeto “Águas Claras”, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A iniciativa visa a preservação da água na sub-bacia hidrográfifica do Ribeirão Tabajara, oferecendo apoio técnico e financeiro para que produtores rurais implementem saneamento e recuperem Áreas de Preservação Permanente (APP). O prefeito Mario Botion assinou o contrato no final de outubro e a expectativa é que o recurso esteja disponível no início de 2019. A duração do projeto é de 5 anos.

 O repasse da ANA será de R$ 800 mil, com contrapartida de R$ 80 mil do município. O valor será destinado à instalação de 27 fossas biodigestoras e plantio de 28 mil árvores em 17 hectares de APP. Além disso, o projeto prevê a aquisição de uma estufa para ampliar a produção e doação de mudas nativas no Viveiro Municipal de Limeira.

 O diretor de Extensão Rural da pasta, Dirceu Brasil, frisou que a sub-bacia contribui para o abastecimento público de Limeira, já que o Tabajara é o afluente do Ribeirão Pinhal com melhor disponibilidade hídrica. “O projeto irá proporcionar melhorias na quantidade e na qualidade das águas que abastecem Limeira”, ressaltou.

 O projeto Águas Claras vai ao encontro da realização dos Projetos Integral de Propriedades (PIP) e com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que também vem sendo realizados na sub-bacia do Ribeirão Tabajara junto à Agência de Bacias PCJ. As iniciativas visam a recuperação e conservação florestal das APPs deste manancial. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários