Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de janeiro de 2019

Compartilhe

 A população precisa saber quais os cuidados necessários para evitar esses criadouros

 Com a chegada do verão, a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya aumenta em todas as cidade. Em Cordeirópolis, a Secretaria de Saúde relembra a população quais os cuidados necessários para evitar esses criadouros, principalmente nesta época.

 Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, há dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica. “A maioria das pessoas contrai pela primeira vez a dengue clássica. Caso contraia novamente, a pessoa corre um grande risco de ser contaminada pela dengue hemorrágica, o que pode levar até a morte”, explica a enfermeira. “O combate a este vírus é uma responsabilidade de todos, pois ele se reproduz em qualquer lugar que tenha água parada”, acrescenta.

 Se cada um realizar as medidas preventivas e conscientizar as pessoas ao seu redor, o número de contaminação deste vírus pode diminuir. “E não é difícil isso acontecer, é só cada um limpar o quintal de sua residência, não deixar água parada, ainda mais nesse período que as temperaturas estão muito elevadas, provocando chuvas rápidas, o que gera o acúmulo de água em laje, pratinhos ou vasos de planta, dentre outros locais”, lembra Nayara.

Fique atento
– Água parada em pneus sem uso (preferido pelo mosquito)
– Caixa d’água em tampa (devem ser bem lacradas)
– Piscinas sem tratamento
– Garrafas jogadas, latas vazias, copos com restos de líquido
– Terrenos baldios
– Vasos de plantas com pratos com água parada

Sintomas da doença:
– Febre
– Dores nas articulações
– Dor no fundo dos olhos
– Diferente da gripe normal porque não tem secreção e nem tosse
– Não pode tomar Ácido Acetil Salicílico (AAS), porque pode ocorrer hemorragia (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários