Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de janeiro de 2019

Compartilhe

 Ao todo, se formaram 29 alunos 

A primeira turma do curso de auxiliar de produção promovido pela Prefeitura de Limeira formou-se nesta quarta-feira (16), na Escola Senai Luiz Varga. A capacitação teve o objetivo de preparar jovens para o primeiro emprego. Ao todo, se formaram 29 alunos que, agora, estão aptos para ingressarem no mercado de trabalho.

Acompanharam a cerimônia o prefeito Mario Botion, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno. O gerente do Ciesp Limeira, Eduardo Francisco, e o diretor do Senai, Mário Eduardo Cazão, além de representantes da empresa Stampline também estiveram presentes.

A ideia do curso surgiu na Comissão Municipal de Emprego, com o objetivo de capacitar jovens para a inclusão no mercado de trabalho. A capacitação foi ministrada entre julho e dezembro de 2018, com 100 horas de aulas técnicas, práticas e teóricas, e 40 horas de aulas comportamentais, oferecidas pelo Programa “Time do Emprego”, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

As aulas aconteceram no Senai, que preparou a metodologia do curso com os módulos Controle de Qualidade, Segurança no Trabalho, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Controle Dimensional, Soldagem, Processo de Estampagem e Operação de Prensas. A Stampline auxiliou nas aulas e proporcionou uma visita à empresa para que os alunos tivessem o primeiro contato com uma indústria.

“É uma iniciativa pioneira, atendendo as demandas da indústria, da Comissão Municipal de Emprego e do Executivo no sentido de oferecer a capacitação. Foi um desafio levar esses jovens, que estão entrando no mercado de trabalho, sem a experiência do primeiro emprego, para dentro da indústria”, destacou Botion. “A capacitação que fizemos com o Senai, Ceprosom e a Fiesp/Ciesp foi para oportunizar a esses jovens o primeiro contato com a realidade industrial.”

 

“Ficamos muito felizes. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira em todo o país. Conseguimos atender as necessidades da empresa e, sobretudo, proporcionar o acesso ao primeiro emprego a esses jovens. Acreditamos que essa estratégia deve ser adotada por muitas outras empresas a partir de agora. E, com certeza, será levada a outras cidades. Ver essa história concretizada representa muito para todos os envolvidos”, citou o secretário Tito Almirall.

O Ceprosom também teve papel importante na realização do curso. Segundo Aucélia, a iniciativa é inovadora, pois levou uma formação mais completa para os alunos quanto ao primeiro emprego. “Limeira tem um histórico importante na formação e no desenvolvimento pessoal das pessoas. O sucesso depende deles, mas o poder público é o incentivo”, afirmou. “Estou muito feliz em contribuir com a formação desses jovens e de fazer parte de uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento das pessoas.” (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários