Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de janeiro de 2019

Compartilhe

 A ação é realizada pela Zoonoses

 

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, iniciou um bloqueio vacinal contra raiva animal na região do Jardim Monte Carlo nesta segunda-feira (21). A ação se deve à identificação do vírus em um morcego do tipo insetívoro, identificado por morador da região em dezembro. A análise da amostra de sangue do animal, realizada pelo Instituto Pasteur, resultou em positivo para raiva. Imediatamente após o recebimento do resultado, a Secretaria de Saúde iniciou a ação de bloqueio em um raio de 500 metros quadrados, conforme protocolo específico.

 O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, explica que o morador que encontrou o morcego tem oito cães, que não entraram em contato com o mamífero. Todos os cachorros já foram vacinados. A ação da Zoonoses, conforme Ferrari, tem o objetivo de vacinar os animais domésticos, que ainda não foram vacinados ou que o dono não apresentar comprovante de vacinação. “A intenção é evitar a propagação da doença”, salienta o diretor, que frisa que esse monitoramento é uma das ações de combate à raiva.

 Ainda de acordo com Ferrari, o morcego tem hábitos noturnos, ou seja, quando são encontrados no período do dia no chão das casas e expostos, é um comportamento atípico e fora dos padrões. “Dessa forma, assim que identificado, a população deve contatar a Zoonoses, que vai até o local para realizar a captura do animal.” Ferrari alerta, no entanto, que as pessoas não devem tentar capturar o morcego, uma vez que eles são protegidos por lei e o contato com o mamífero é perigoso.

 Outra recomendação do diretor é que, quem ainda não vacinou seu animal, mesmo fora da região onde o morcego foi encontrado, deve procurar a Zoonoses, que oferece o procedimento preventivo gratuitamente. A Zoonoses pode ser contatada pelo telefone 3441-3548. Coordenada pelo veterinário da Zoonoses, Hilton Lang, a ação de bloqueio vacinal na região do Jardim Monte Carlo deve prosseguir pelos próximos dias. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários