Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 O mês de janeiro também foi de alta e a produção foi 9% superior ao mesmo mês do ano passado

 A produção de água em Limeira segue em alta em 2019. Segundo acompanhamento da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, o consumo de água em Limeira em janeiro de 2019 foi o maior registrado pela concessionária desde 2014, período anterior à crise hídrica. Se comparada ao mesmo período do ano passado a produção está 9% acima. Na primeira semana de fevereiro a situação não foi diferente. Nos primeiros sete dias desse mês o volume produzido foi 8% maior.

 “Dezembro de 2018 não foi diferente e fechamos o mês com um crescimento de 20% na produção sem comparado à 2014”, afirma Mauro Neves, diretor regional da BRK Ambiental e responsável pela operação de Limeira. “Nota-se uma recuperação do volume que deixou de ser consumido no passado pelos limeirenses. Os estímulos e campanhas realizados entre 2014 e 2015 promoveram uma mudança de comportamento que resultaram numa queda de consumo considerável mas que não reflete o que temos registrado nos últimos meses.”

 Em 2018 a concessionária realizou campanha de conscientização para o consumo consciente ao observar uma tendência de retorno aos patamares de consumo do passado. Chamada de ‘Aquele um minuto que faz toda a diferença’, a ação trouxe exemplos de atividades simples do dia a dia em que se pode economizar água. Uma delas é o banho. Se todos os limeirenses economizarem um minuto de banho por dia é possível abastecer Limeira inteira por um mês. Spots com esse exemplo e outro que fala de lavagem de calçadas estão sendo veiculados nas principais rádios da cidade.

 Em janeiro deste ano a concessionária produziu 2.177.091 m3 para abastecer o município e no mesmo período de 2018 o volume foi de 1.993.877 m3. Nos primeiros 7 dias de fevereiro foram 501.573 m3 enquanto que na primeira semana de fevereiro de 2018 esse volume foi de 464.138 m3.

 Ao consumir mais água os clientes percebem reflexos nas contas mensais, em especial para aqueles que acabam mudando de faixa de cobrança. Um cliente que normalmente consome 10 mil litros de água por mês paga R$ 2,12 a cada mil litros de água. Já quem consome 15 m³, entra na segunda faixa de consumo, onde o valor passa para R$ 2,91.

 Na segunda quinzena de janeiro a concessionária registrou um aumento nos atendimentos de questionamento do valor da fatura e tem trabalhado para informar a população e tratar caso a caso. O aumento motivou a realização de um plantão de atendimento no último sábado, dia 02. O movimento ficou abaixo do esperado. 36 clientes procuraram a concessionária.

 “A orientação para os clientes que notarem aumento excessivo de consumo apontado nas contas de água e esgoto é procurar pela concessionária. É importante que se faça a comparação não só com a conta do mês anterior, mas também com a fatura do mesmo período do ano anterior” reforça Neves. Comparar o consumo com o mesmo período do ano anterior é uma forma de verificar se ele é mesmo atípico ou se está dentro do padrão. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios, férias, etc. essas mudanças podem afetar o volume de água consumida. No site da BRK Ambiental (brkambiental.com.br/limeira) os clientes podem consultar o histórico de consumo de 2018. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários