Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de fevereiro de 2019

Compartilhe

Neste ano, o feriado prolongado começa no sábado (2) e vai até terça-feira (5)

 A Vigilância em Saúde de Limeira alerta que os munícipes que forem viajar neste Carnaval tomem a vacina contra a febre amarela. A dose deve ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem.

O diretor da Vigilância, Alexandre Ferrari, destaca que a vacina está incluída no Calendário Nacional de Vacinação e pode ser encontrada em dose única, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinação, bem como na sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650. Para o procedimento, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

O público-alvo são pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação, com ressalvas para grávidas e imunodeprimidos. Idosos a partir dos 60 anos devem ter parecer médico em mãos.

Desde 2015 foram vacinadas 28.975 pessoas no município – volume que ainda precisa ser ampliado, segundo o diretor da Vigilância. “Não temos casos suspeitos nem confirmados da doença no município, no entanto, a população deve se conscientizar sobre a importância dessa vacina, principalmente aqueles que pretendem viajar no Carnaval”, comentou Ferrari.

Segundo o Ministério da Saúde, desde julho do ano passado já foram confirmados 37 casos de febre amarela no Brasil, e desse total, nove foram óbitos. Todos os óbitos ocorreram no estado de São Paulo, nos municípios de Caraguatatuba (1), Iporanga (2), Eldorado (3), Jacupiranga (1) e Sete Barras (1). O local provável de infecção de um dos óbitos permanece em investigação. Além do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, também são consideradas áreas de risco os estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Alagoas.
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários