Por: Renan Isaltino | Publicado em 19 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 As aulas começaram ontem (18), no próprio Maverick

 A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho une os 16 inscritos do “Curso de Pizzaiolo”, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, em parceria com Maverick Thematic Bar & Empório, Covabra e gráfica Faladim. As aulas começaram ontem (18), no próprio Maverick, e são ministradas pelo proprietário do local, Gino Contin Júnior.

 Nesta terça-feira (19), os alunos conheceram o segredo dos ingredientes usados na composição da massa e como cada um deles atua no processo de fermentação. Gino Contin também discorreu detalhadamente sobre os vários tipos de farinha de trigo e quais os mais indicados para fazer uma boa pizza.

 Já no aspecto prático, foi preciso literalmente pôr a mão na massa. Divididos em duplas, os alunos prepararam uma receita e aprenderam a fazer o boleamento – quando a massa é dividida e modelada em porções arredondadas para favorecer o seu crescimento. Na sequência, também participaram do “passo a passo” para fornear (assar) a pizza.

 Atento ao desempenho dos alunos, Gino Contin afirmou que está satisfeito com os resultados obtidos até agora. “Procuro transmitir uma base para nortear o trabalho deles. Pela qualidade das massas feitas até agora, posso afirmar que todos têm muito potencial”, frisou.

 Uma das participantes é Sara Graciliano, de 18 anos. Ela afirmou que começou a se interessar pela culinária durante o curso técnico de Nutrição e Dietética, na Etec Trajano Camargo. “Estou achando esse curso muito interessante. Aprendi toda a teoria sobre a fermentação da massa. Espero conseguir um emprego na área, pois agora tenho um diferencial para o meu currículo”, salientou.

 Outro aluno, André Luis de Jesus Ferreira, de 40 anos, também encara o curso como oportunidade para uma colocação profissional. Há alguns meses, ele conta que chegou a pesquisar uma escola de pizzaiolo em Campinas. No entanto, o valor da mensalidade e custo da passagem não permitiram que ele levasse a ideia adiante. “Já fiz alguns trabalhos de garçom em buffet e festas, agora espero encontrar uma vaga de pizzaiolo. Essa é uma boa iniciativa pelo tipo de curso oferecido”, afirmou.

 A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, vem acompanhando o desenrolar do curso e destacou a importância da união entre os setores públicos e privados na promoção da qualificação profissional. Pela parceria firmada, o Maverick está sediando o curso, enquanto a Area Service doou a farinha, o Covabra forneceu os demais ingredientes usados nas aulas e a gráfica Faladim ficou responsável pela impressão das apostilas. “O Fundo Social de Solidariedade está aberto a mais parcerias como esta, com o objetivo de capacitação e geração de renda”, afirmou Roberta.

 As aulas vão até sexta-feira (22), quanto haverá uma cerimônia de encerramento, às 13h, no Maverick, com presença de todos os envolvidos na iniciativa. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários